Objetivos Levar ao aluno e aos profissionais do audiovisual a vivência de um departamento de criação e roteiro de um canal de TV, passando técnicas e compartilhando materiais e experiências usados nas emissoras, além de analisar os formatos audiovisuais de grande sucesso no Brasil e no mundo com o foco no roteiro e no planejamento da construção criativa.
Público Alvo Formandos em comunicação social, rádio e TV, cinema, roteiristas e pessoas interessadas em ingressar na área.
Observação: esse curso é importante não só para os roteiristas, afinal, para saber produzir é preciso decupar roteiros e para saber dirigir é preciso entender as técnicas de roteiro, ou seja, serve como conhecimento complementar para outras aspirações no audiovisual.
Fagner Tavares
Com 15 anos de carreira, Fagner Tavares criou o seu primeiro formato para a TV em 2002 e de lá pra cá nunca mais parou... Estima-se que já tenha escrito mais de 20 mil folhas de roteiro ao longo de sua trajetória na televisão. Formado em Rádio e TV é um dos maiores criadores de formatos de TV não-ficcional do Brasil com mais de 150 formatos. Em 2010, funda a própria produtora de conteúdo: FEAP CONTENT. Em 2012, se torna um dos principais roteiristas da RedeTV!, roteirizando mais de 350 programas de Luciana Gimenez, além de participar do XFC, Direito de Viver e Encrenca! Em 2016, Fagner se transfere para o SBT como roteirista do programa Eliana, roteirizando pautas e quadros de reality-show, game-show e outros gêneros. Em 2017, se torna chefe de redação e responsável pelo conteúdo do reality de turismo Tô de Férias, se tornando uma das maiores audiências da manhã do SBT aos domingos e do canal norte-americano SONY às sextas. É membro da Associação Brasileira dos Autores-roteiristas – ABRA. Em 2018 Fagner
passa a ministrar cursos de roteiro compartilhando seus conhecimentos com os alunos.
Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.
Aula 1: O QUE SABER ANTES DE ROTEIRIZAR
O MERCADO DE ROTEIRISTA DE NÃO FICÇÃO NA TV:
qual a função de um autor-roteirista
quais as tarefas de um autor-roteirista
quantos % dos programas na TV são de variedades (não ficção)?
a diferença de um roteirista de variedades (não ficção / factual), de dramaturgia (ficção) e jornalismo/esporte (factual)
qual o salário de um roteirista?
tem vagas no mercado?
ser CLT ou PJ. Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
como se oferecer a uma vaga no mercado?
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ESCREVER UM ROTEIRO DE VARIDADES NÃO FICÇÃO:
o que é categoria, gênero e formato televisivos?
público-alvo e público residual
tempo de arte e programação
o que a grade de programação muda no meu roteiro?
brainstorming: planejamento da ideia para roteirização
o que é plot?
OS NÚMEROS DO IBOPE PODEM MUDAM O SEU ROTEIRO:
o que é o IBOPE?
como se mede a audiência?
o que é peoplemeter?
o que é estudo de qualificação da audiência?
o que é rating e share?
MODELOS DE ROTEIRO:
roteiro corrido
roteiro em 2 colunas
roteiro em 3 colunas
roteiro em 5 colunas
Aula 2: ROTEIRIZANDO PROGRAMAS DE AUDITÓRIO
PROGRAMAS DE AUDITÓRIO:
os modelos de programas de auditório / variedades
a estrutura de um roteiro de programa de auditório
sensacionalismo, prestação de serviços ou assistencialismo?
jornalismo: a arma nos shows dos programas de auditório
ROTEIRIZANDO HISTÓRIAS REAIS PARA OS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO:
temos uma pauta! E agora?
fazendo o espelho da externa
roteirizando histórias reais
definindo o começo, o meio e o fim do roteiro
quando começar pelo fim?
deixando o roteiro mais artístico e menos jornalístico
TÉCNICAS PARA ENRIQUECER O SEU ROTEIRO:
escalada, dramatizações, cliffhanger, cold open, coming up ou DAP, DEPs, offs, quiz, videografismo, imagens de internet, pegadinhas, matérias jornalísticas, quadros, gincanas.
O ROTEIRO NA GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO DOS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO:
preparando o espelho
roteirizando as ações do palco
teleprompter
dálias
fichas para o apresentador
Cuidados ao roteirizar vida e obra de artistas
ENRIQUECENDO O SEU ROTEIRO NO ESTÚDIO:
escalada, tarjas, crawl, coming up ou DAP, interatividade com redes sociais e quadros.
Aula 3: GAME-SHOW E TALK SHOW
GAME-SHOW
A origem dos game-shows
Diferença entre os game-shows norte-americanos e os brasileiros
O sucesso dos game-shows
Consumindo game-show em outros gêneros da TV
As subcategorias de game-show
a estrutura de um roteiro de game-show:
A equação: tempo vs desafio
A interatividade com o público de casa
Quando fazer sorteio e quando fazer seleção dos participantes?
Cuidado ao definir prêmios:
Os Game-shows dentro das pautas nos programas de auditório:
TALK SHOW
a diferença entre talk-show e programa de entrevista
nossas principais inspirações
os modelos de talk-shows
estrutura de um roteiro de talk-show
como roteirizar um talk-show
Aula 4: REALITY-SHOW / DOCU-REALITY E BRANDED CONTENT
REALITY-SHOW / DOCU-REALITY
O gênero Reality-show
Origem da televisão de realidade
As subcategorias dos reality-shows
Por que os reality-shows dão certo?
O Voyeurismo nos reality-shows
Como roteirizar um reality-show
A diferença entre reality-show e docu-reality
Como trabalhar com os plots
Roteiros na Pós-Produção
Realities de confinamento
De onde vem a ideia do Big Brother?
Os realities polêmicos
As votações nos realities
MODELOS DE DOCUMENTÁRIO:
modo poético
modo expositivo
modo participativo
Modo observativo
modo reflexivo
modo performático
COMO ROTEIRIZAR BRANDED CONTENT
Branded Content e o posicionamento da imagem da marca
Os objetivos do Branded Content
Dicas para um Branded Content efetivo
O marketing de conteúdo e o foco na experiência do cliente
Branded Content X Marketing de Conteúdo
Pessoa física
Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Pix - À vista.
Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas de valor mínimo em R$ 100,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Pix - À vista.
Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas mínimas de R$ 100,00).
I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Departamento de Ensino à Distância. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
- Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
- Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
- Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected]
9h total terça, quarta e quinta-feira Início:28/01/2025
Compartilhe
Usamos cookies para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Conheça nossa Política de Privacidade.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.