Analisar o momento atual da política brasileira e o contexto que as empresas estão envolvidas atualmente;
Avaliar, dentro desse contexto, as questões que as envolvem e as razões que as fazem precisar da atividade de relações governamentais;
Fazer a análise e o mapeamento dos níveis e áreas do segmento governamental que devem ser trabalhados;
Fazer análise estratégica para o planejamento de ação, aproximação e relacionamento com as áreas governamentais;
Identificar e conhecer todas as formas de relacionamento que podem ser criadas e desenvolvidas no relacionamento.
Público Alvo
O curso é dirigido a estudantes de graduação e pós graduação e a todos os profissionais de comunicação que atuam nos níveis de direção, gerenciais e estratégicos com visão externa e governamental. Ele também é dirigido a diretores e executivos que atuam nas áreas de Relações Governamentais, com Comunidades, áreas de Regulatórios, Legal e Jurídico, Compliance e de
Meio Ambiente.
Flávio Schmidt
Com mais de 25 anos de atuação na área de Relações Públicas, tem larga experiência nas áreas de pesquisa, diagnóstico e planejamento de comunicação corporativa. Com larga experiência na área de Relações Governamentais, desenvolve especialidades em:
Relações Institucionais: Mapeamento das áreas e ações de aproximação para inserir o cliente no ambiente governamental federal, estadual e municipal, nas áreas do executivo, legislativo e judiciário. Desenvolve atividades de mobilização com processos de Advocacy, GrassRoots, Lobby.
Realiza treinamento profissional em todas as áreas de atuação;
Mapeamento, análise e monitoramento: Em todos os níveis e esferas. Análise de perfil e nível de influência de autoridades, políticos e parlamentares. Monitoramento e acompanhamento de trâmites
e processos;
Administração de Crises: análise da situação e do processo, identificação dos riscos e definição de cenários, posicionamentos e estratégias de ações para prevenção e controle com áreas do executivo, legislativo e judiciário.
É autor do livro “Do ponto de vista de Relações Públicas”, lançado em Junho de 2011. É co-autor do livro
“Obtendo Resultados em Relações Públicas”, organizado pela Profa. Dra.Margarida Krohling Kunsch e
do livro “Relações Públicas Estratégicas”, organizado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.
Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.
Aula 1
Parte A:
Apresentação
Por quê você está aqui?
O que é Relações Governamentais para você?
Objetivos
O momento político e as Relações Governamentais;
Eliminar ruídos, desfazer preconceitos e separar malfeitos;
Como o relacionamento lícito trás resultados e benefícios para todos;
Reflexões: o universo de Relações Governamentais.
Parte B:
Contextualização
Visão e Conceito – Relações Governamentais;
Princípio, concepção e visão estratégica de planejamento e relacionamento;
Atividades desenvolvidas por Relações Governamentais;
Uma estratégia de ação para o momento atual: Advocacy.
Convergência de Interesses
Indivíduos e Cidadãos;
Empresas – Gerência Política e Ativismo Corporativo;
Governo – Interesses, necessidades e tendências;
Conquistas em tempos de paz, segurança em tempos de crise;
Reflexões: a convergência de interesses – propósitos e ativismo.
Aula 2
Parte A:
Conceitos e Princípios
A Constituição Federal;
A garantia dos Direitos Humanos;
Soberania Popular ou Política;
Reflexões: o que fazer para ser atuante e garantir a soberania popular.
Casas Legislativas
O Congresso – Senado e Câmara Federal;
As Assembleias Legislativas;
As Câmaras de Vereadores.
Parte B:
Divisão dos Poderes
Poder Executivo, Legislativo, Judiciário;
Reflexões: autonomia, harmonia, influência ou interferência.
Administração Pública
A Administração Direta e Indireta;
Políticas Públicas;
Reflexões: a sociedade demanda, o governo interpreta e age.
Aula 3
Parte A: Processos e Mecanismos
Análise dos mecanismos eficazes para o momento atual;
Políticas Públicas
Do governo para a população x da população para o governo; Advocacy
Uma ação eficaz de iniciativa privada com caráter político
Parte B : Processos e Mecanismos
Grass Roots
Mobilização nas comunidades, Monitoramento in loco Lobby
Instrumento legítimo de relacionamento, articulação e influência
Administração de Crises
Crises e RelGov fazem parte do mesmo processo
Aula 4
Parte A
Seminário com convidados
Relações do Governo com a Sociedade
Relações das Empresas com o Governo
Aula 5
Parte A
Programa de Relações Governamentais
Processo e Mecanismo
Perfil Profissional – Posturas e Atitudes
Materiais de Relacionamento - Torre de Influenciadores
Divulgação e Marketing - Campanhas internas e externas
Parte B
Reflexões finais
Propósitos e Objetivos
Entendimento e compreensão
Resultado Geral
Pessoa física
Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).
I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
- Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
- Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
- Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br
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