Redação Criativa (para ficção e não ficção)

Compreenda os mecanismos que favorecem a redação criativa

15 horas (Carga horária total)

Elizabeth Del Nero Sobrinha

Conduzir o estudante à compreensão dos mecanismos cognitivos que permeiam as metáforas e como eles podem favorecer o processo de escrita criativa.

Profissionais da comunicação, estudantes, professores e demais interessados no tema.

Elizabeth Del Nero Sobrinha Doutora em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, com mestrado em Semiótica e Linguística Geral e graduada em Letras, licenciatura. Leciona em cursos de Administração e Comunicação, conduz pesquisas de iniciação científica no campo da comunicação empresarial.

1. Refletir sobre o conceito de Criação. Consciência da Audiência pelo Escritor. -Conceito de criação por analogia e por metonímia. -Conceito de criação por expressões metafóricas. -Consciência da audiência pelos auditórios particulares e universais. -Variáveis a serem consideradas na concepção de textos para diferentes auditórios. 2. Introdução à redação criativa: mecanismos. Mente literária. -Mecanismos cognitivos de criação pelo léxico, pelo som, pela estrutura, pelo tema, pela imagem. Mente literária: conceito, aplicabilidade e narrativas e suas contrapartes. 3. Blending Metaphors. -Combinando metáforas. mecanismo cognitivos de combinação para o blending. 4. Recursos estruturais para a melhor comunicação. -Combinando metáforas com outras figuras, com elementos díspares. 5. Metáfora e Imagem. Metáfora e Som. -Metáfora e metonímias na imagem e no som. Metodologia -Utilização de recursos de áudio e imagem, para a condução de processos criativos. -Propostas de trabalho em grupo.

Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00)
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física)

Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br