Redação Criativa (para ficção e não ficção)

Compreenda os mecanismos que favorecem a redação criativa

15 horas (Carga horária total)

Elizabeth Del Nero Sobrinha

Conduzir o estudante à compreensão dos mecanismos cognitivos que permeiam as metáforas e como eles podem favorecer o processo de escrita criativa.

Profissionais da comunicação, estudantes, professores e demais interessados no tema.

Elizabeth Del Nero Sobrinha
Doutora em Letras – Linguística e Língua Portuguesa, com mestrado em Semiótica e Linguística Geral e graduada em Letras, licenciatura. Leciona em cursos de Administração e Comunicação, conduz pesquisas de iniciação científica no campo da comunicação empresarial.

1. Refletir sobre o conceito de Criação. Consciência da Audiência pelo Escritor.
-Conceito de criação por analogia e por metonímia.
-Conceito de criação por expressões metafóricas.
-Consciência da audiência pelos auditórios particulares e universais.
-Variáveis a serem consideradas na concepção de textos para diferentes auditórios.

2. Introdução à redação criativa: mecanismos. Mente literária.
-Mecanismos cognitivos de criação pelo léxico, pelo som, pela estrutura, pelo tema, pela imagem. Mente literária: conceito, aplicabilidade e narrativas e suas contrapartes.

3. Blending Metaphors.
-Combinando metáforas. mecanismo cognitivos de combinação para o blending.

4. Recursos estruturais para a melhor comunicação.
-Combinando metáforas com outras figuras, com elementos díspares.

5. Metáfora e Imagem. Metáfora e Som.
-Metáfora e metonímias na imagem e no som.

Metodologia
-Utilização de recursos de áudio e imagem, para a condução de processos criativos.
-Propostas de trabalho em grupo.

Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00)
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física)