Pesquisa e diagnóstico de comunicação com empregados

Desenvolva ferramentas de pesquisa para público interno

Fundação Cásper Líbero

16 horas (Carga horária total)

Bruno Carramenha, Thatiana Cappellano e Viviane Mansi

Capacitar o aluno a pesquisar e avaliar o ambiente interno da organização, suas particularidades culturais e comunicacionais, bem como levantar informações adequadamente, de forma a estabelecer um planejamento de comunicação com os empregados eficaz, adequado ao contexto e às necessidades e expectativas dos empregados e atrelado aos objetivos organizacionais. Desta forma, o curso pretende prover aos participantes o conhecimento básico para o desenvolvimento desta atividade, por meio do debate teórico e da vivência de dinâmicas práticas.

Profissionais de comunicação e de recursos humanos responsáveis pela comunicação com os empregados, estudantes de comunicação e demais interessados no tema.

Bruno Carramenha Consultor de comunicação e professor na graduação e pós-graduação da FAAP e das Faculdades Integradas Rio Branco. Thatiana Cappellano Consultora de comunicação e professora na graduação da FAAP e na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenadora da pós-graduação em Comunicação Interna da FAAP. Viviane Mansi Gerente global de Comunicação Interna da Votorantim Cimentos e professora na graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero e da Fundação Dom Cabral.

Módulo 1 Visão geral e principais elementos de diagnóstico e planejamento de comunicação com empregados – Os objetivos da comunicação com empregados; – A importância do diagnóstico para o desenvolvimento de um planejamento estratégico de comunicação; – Visão geral sobre cultura organizacional e seus principais indutores. Módulo 2 Coleta de dados – Levantamento de informações institucionais e de negócios; – Análise do ambiente interno; – Identificação e avaliação da missão, visão e valores; – Análise de políticas de comunicação (formais e informais); – Noções de canais; – Análise técnica de canais. Módulo 3 Públicos (internos) – Noções de públicos; – Tipos de públicos internos; – Segmentação de públicos internos. Módulo 4 Pesquisa e Auditoria – Tipos e formatações de pesquisa; – Técnicas e conceitos de auditorias; – Definição de amostra; – Compilação e apresentação de resultados.

Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00)
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física)

Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br