Pesquisa e diagnóstico de comunicação com empregados

Desenvolva ferramentas de pesquisa para público interno

Fundação Cásper Líbero

16 horas (Carga horária total)

Bruno Carramenha, Thatiana Cappellano e Viviane Mansi

Capacitar o aluno a pesquisar e avaliar o ambiente interno da organização, suas particularidades culturais e comunicacionais, bem como levantar informações adequadamente, de forma a estabelecer um planejamento de comunicação com os empregados eficaz, adequado ao contexto e às necessidades e expectativas dos empregados e atrelado aos objetivos organizacionais. Desta forma, o curso pretende prover aos participantes o conhecimento básico para o desenvolvimento desta atividade, por meio do debate teórico e da vivência de dinâmicas práticas.

Profissionais de comunicação e de recursos humanos responsáveis pela comunicação com os empregados, estudantes de comunicação e demais interessados no tema.

Bruno Carramenha
Consultor de comunicação e professor na graduação e pós-graduação da FAAP e das Faculdades Integradas Rio Branco.

Thatiana Cappellano
Consultora de comunicação e professora na graduação da FAAP e na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenadora da pós-graduação em Comunicação Interna da FAAP.

Viviane Mansi
Gerente global de Comunicação Interna da Votorantim Cimentos e professora na graduação e
pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero e da Fundação Dom Cabral.

Módulo 1
Visão geral e principais elementos de diagnóstico e planejamento de comunicação com empregados
– Os objetivos da comunicação com empregados;
– A importância do diagnóstico para o desenvolvimento de um planejamento estratégico de
comunicação;
– Visão geral sobre cultura organizacional e seus principais indutores.

Módulo 2
Coleta de dados
– Levantamento de informações institucionais e de negócios;
– Análise do ambiente interno;
– Identificação e avaliação da missão, visão e valores;
– Análise de políticas de comunicação (formais e informais);
– Noções de canais;
– Análise técnica de canais.

Módulo 3
Públicos (internos)
– Noções de públicos;
– Tipos de públicos internos;
– Segmentação de públicos internos.

Módulo 4
Pesquisa e Auditoria
– Tipos e formatações de pesquisa;
– Técnicas e conceitos de auditorias;
– Definição de amostra;
– Compilação e apresentação de resultados.

Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00)
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física)