O marketing esportivo na era digital

Desenvolva técnicas específicas para as áreas de comunicação, gerenciamento de crise e relacionamento nas mídias no ambiente digital

9 a 12 de setembro de 2019 (segunda a quinta)

19h às 22h (carga horária 14 horas)

José Colagrossi

Prover os alunos com os conhecimentos teóricos combinados com casos reais (business cases) e simulação em sala de aula de marketing esportivo, focando, especificamente, nas áreas de: marketing e comunicações, analise e eficiência de patrocínio, impacto das novas mídias, gestão de crises, engajamento com atletas-celebridade, relacionamento com a mídia em suas diferentes plataformas e seu planejamento e também organização de eventos.

Público
Estudantes universitários em geral, pesquisadores, profissionais de comunicação, marketing, PR, propaganda, ou áreas de suporte a estas atividades, profissionais que trabalham ou trabalharam com esporte, assim como qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer melhor o business do esporte ou planeja ingressar na atividade.

José Colagrossi

É uma das maiores autoridades em marketing esportivo do país. Diretor executivo do IBOPE Repucom, maior empresa do setor do mundo e moeda da indústria de patrocínios esportivos, culturais, institucionais e promocionais. José Colagrossi trabalha diretamente com os maiores clubes, federações, emissoras, agências, atletas e patrocinadores no Brasil. Palestrante regular no país e exterior, faz apresentações em eventos como ABA Esportes, Maximídia, Footecon e Sport Business. Formado em marketing pela Fairleigh Dickinson University e com Mestrado pela Columbia University, foi também professor universitário nos Estados Unidos e no Brasil.

Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

Aula 1: Entendendo tecnologias e metodologias aplicadas no marketing esportivo

• Histórico do marketing esportivo no Brasil;
  • Objetivos do marketing esportivo no mundo digital;
  • Evolução da metodologia de pesquisa e análise de eficiência;
  • Comparativo das diferentes metodologias de pesquisa;

Aula 2: Como o mundo digital está revolucionando o marketing esportivo - Parte I

• O marketing esportivo no mundo digital;
  • Como as mídias sociais estão transformando a indústria;
  • O marketing esportivo na era do atleta celebridade;
  • O marketing esportivo na era dos super-eventos.

Aula 3: Como o mundo digital está revolucionando o marketing esportivo - Parte II

• Gerenciando crises no mundo digital;
  • Como interagir com os fãs em momentos de estresse;
  • Como usar as mídias sociais como ferramenta de evangelização.
  • Como identificar aliados, inimigos e outros influenciadores

Aula 4: O patrocínio em esporte na era digital – Como conquistar patrocinadores

• Como os patrocinadores avaliam os resultados do patrocínio;
  • Os diferentes modelos de avaliação de retorno de patrocínio:
  • As mais eficientes ações de marketing esportivo
  • O que o marketing esportivo na Europa e Estados Unidos tem a ensinar

Pessoa física Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física). Pessoa jurídica No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços). Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br