Novos modelos de negócios para o jornalismo

Empreendedorismo para projetos jornalísticos

Fundação Cásper Líbero

15 horas (Carga horária total)

Nina Weingrill

Laboratório para desenvolver novos modelos de negócios e financiamento para projetos jornalísticos independentes. Durante o workshop, o grupo vai aprender a estruturar um projeto, montar uma estratégia que o permita ser sustentável a médio prazo e fará uma apresentação de venda para interessados.

Público-Alvo
Profissionais de comunicação, empresários, empreendedores e alunos que tenham interesse em prototipar modelos de negócio para novos projetos jornalísticos.

Nina Weingrill
Fundadora da Énois | Inteligência Jovem, uma escola-agência de jornalismo que forma jovens de periferia e trabalha com eles produzindo conteúdo para canais de mídia e estratégia para marcas, fundações e empresas que trabalham diretamente com o público jovem. O projeto já foi reconhecido pelo BID como uma das 16 start-ups mais inovadoras da América Latina e também uma das “100 iniciativas a empurrar o mundo pra frente”, segundo a revista americana GOOD. É formada em Jornalismo pela Cásper Líbero e fez pós-graduação em Marketing Digital e MBA em Finanças, ambos pela ESPM.

Aula 1: Desenvolvimento de projeto jornalístico. Na primeira aula, vamos trabalhar a prototipação de projetos jornalísticos em grupo (objetivo, plataforma, ferramentas, público, periodicidade/cronograma, equipe e orçamento).

Aula 2: Modelo de negócios. Enquanto a audiência cresce para números nunca antes vistos, a fonte de financiamento de grandes jornais continua encolhendo. Vamos convidar projetos nacionais que estão experimentando novos modelos de negócio para uma entrevista coletiva com o grupo. E, a partir dessas discussões, trabalharemos em ideias que possam ser desenvolvidas e adaptadas para os projetos autorais.

Aula 3: Prototipagem. A partir dos insights gerados na aula anterior, o grupo irá desenhar para cada projeto um modelo de negócios e estratégia de financiamento. Assim como mapear possíveis investidores e pensar em formas de diversificar financiamento. Como parte do conteúdo, vamos trabalhar a construção de canvas de modelo de negócio para start-ups.

Aula 4: Pitching. Com a proposta e o modelo em mãos, vamos estruturar o pitching de venda e criar uma apresentação de apoio. Nesta aula, vamos trabalhar com técnicas de roteiro e storytelling.

Aula 5: Banca. Profissionais convidados que atuam em Fundações, Institutos e Empresas que financiam projetos jornalísticos e também da área de investimento a start-ups irão avaliar os projetos e suas apresentações. A ideia é poder ouvir do mercado se o projeto tem potencial e atratividade, ao mesmo tempo que propõe um modelo sustentável de atuação.

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota saia com os dados da empresa; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).