Curso online (ao vivo) – Aulas em uma plataforma exclusiva com interação em tempo real.
Objetivo
• Compreender o cenário contemporâneo da desinformação;
• Discutir o impacto da disseminação de informações falsas na política e o papel dos atores públicos nesse cenário;
• Explorar ferramentas, métodos e estratégias de construção de imagem pública nas redes sociais;
• Analisar criticamente exemplos de campanhas de comunicação política nas mídias digitais e seus impactos positivos e negativos na construção de imagem pública;
• Promover o debate sobre os limites éticos e legais de campanhas de comunicação pública nas mídias digitais.
Público Alvo
Profissionais e estudantes de comunicação e marketing, assessores jurídicos e de imprensa que atuam na política, parlamentares e gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal, demais interessados.
Sérgio Trein
Publicitário, com pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é professor visitante no Programa de Pós-graduação em Comunicação, na Universidade Federal de Roraima. Doutor e mestre em Comunicação Sociopolítica, é pesquisador em Comunicação Política, integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é autor do livro “Comunicação Política no Espaço Urbano”. Trabalhou em agências especializadas de marketing político de São Paulo, como Duda Mendonça e Pública Comunicação. Participou de mais de 40 campanhas eleitorais e de comunicação pública. Já ministrou cursos de Marketing Político na Unisinos, PUCRS, ESPM, UNISC, UnoChapecó e Universidade La Salle. Atualmente, é consultor e revisor técnico da Sagah Soluções Educacionais para o Ensino Superior, empresa de desenvolvimento de conteúdos educacionais para instituições do ensino superior do Grupo A.
Taís Seibt
Jornalista na agência de dados Fiquem Sabendo, criadora da Afonte Jornalismo de Dados, professora da Unisinos e do MBA em Jornalismo de Dados do IDP. Doutora em Comunicação pela UFRGS, sua tese de doutorado “Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil” recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020. É uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional - DataJor (CNPq/IDP). No mercado desde 2004, tem passagem por assessorias de imprensa e redações no Rio Grande do Sul, incluindo o jornal Zero Hora, entre 2008 e 2015. Como freelancer, já assinou trabalhos para veículos como O Estado de S. Paulo, O Globo, Canal Rural, BBC Brasil, The Intercept, Agência Pública e Piauí. Foi uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, que integrou o projeto Truco nos Estados, da Agência Pública, nas eleições 2018. No mesmo ano, pelo Filtro, recebeu o troféu Antonio González de Contribuição à Imprensa do Prêmio ARI de Jornalismo, e conquistou o 2º lugar no 35º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo — categoria Rádio, com a série “Fake news, um guia para não cair nessa”.
Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.
Módulo 1 - Comunicação política e opinião pública
A política como espetáculo, o papel midiático e o impacto das plataformas digitais na circulação de informação e na formação de opinião;
O que é desinformação e como ela interfere nos processos democráticos, nas decisões políticas e na construção da imagem pública;
Como esse fenômeno repercute nas diferentes esferas do poder.
Módulo 2 - Redes sociais e construção de imagem pública (parte 1)
A construção da opinião pública: clima de opinião, agendamento de temas pela mídia, partidos políticos e pesquisas eleitorais;
A construção da imagem: atributos pessoais, atributos familiares, atributos sociais e atributos políticos.
Módulo 3 - Redes sociais e construção de imagem pública (parte 2)
Linguagem verbal e não-verbal: tema, slogan, palavras-chave, imagens-chave, marcas-chave, técnicas de postura e posicionamento;
Ferramentas e estratégias de ação contra ataques digitais;
Como trabalhar as redes sociais de forma segura e sem infringir a legislação.
Módulo 4 - Como agir diante de ataques virtuais
Como se preparar para o enfrentamento de crises de imagem alavancadas por desinformação;
Estratégias de ação para o enfrentamento de crises de imagem.
Pessoa física
Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Pix - À vista.
Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Pix - À vista.
Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).
I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
- Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
- Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
- Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail eventos@fcl. com.br
12h total terças e quintas-feiras Início:11/02/2025
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