Jornalismo Geek

Compreenda os elementos que compõem a expansão desse mercado

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Data

    29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018

  • Horário

    19h às 22h (Carga horária 15 horas)

  • Palestrante

    Roberto Fideli

  • Investimento

    R$450,00

Inscrição

Apresentação

Objetivos
Oferecer informações históricas e conceituais acerca dos elementos que compõem o mercado nerd/geek, buscando identificar os gêneros com os quais o mercado lida, contextualizando sua expansão no Brasil e no mundo, oferecendo, assim, bases para os profissionais que buscam se inserir nesse mercado e produzir conteúdo em qualquer plataforma.

Público Alvo
Estudantes ou profissionais de jornalismo, publicidade, audiovisual ou sem formação específica, interessados na cultura e na temática nerd/geek, que buscam produzir conteúdo e aprender mais sobre a história e importância desse mercado.

Roberto Fideli
Jornalista e mestre em comunicação formado pela Faculdade Cásper Líbero. Editor do site e canal do Youtube, Who’s Geek e escritor de livros de fantasia.

Módulo 1:
• Introdução ao Mercado Nerd/Geek.
• Expansão do mercado nos Estados Unidos eBrasil.
• Crescimento das revistas especializadas, sites e canais do YouTube.
• Definição de nerd e geek.
• Definição de fã e fandom. Crítica especializada. Consumo de cultura popular como estilo de vida.

Módulo 2:
• História da Ficção Científica, Fantasia e Outros Gêneros Populares. Do Pulp ao Presente, passando por noções básicas acerca de mito e arquétipo.
• Definição de ficção pulp.
• Definição de gênero literário. Dinâmica dos gêneros literários.

Módulo 3:
• História dos Quadrinhos Americanos, Japoneses e Brasileiros.
• Conexões com a estética pulp.
• Quadrinhos americanos como espaço de redefinição de alteridade.
• Quadrinhos japoneses como espaço de redefinição de nacionalidade.

Módulo 4:
• História dos Filmes B e os Gêneros Populares. Da Especialização até o Cinema Espetáculo.
• Estética pulp.
• Transcodificação.
• Apropriações culturais.

Módulo 5:
• Séries de TV. Transformações do Juvenil na TV Aberta ao Adulto na TV Paga e no Streaming.
• Liberdade para explorar e afrontar.
• Estética pós-modernista e subversão de gênero.
• Mudanças de plataforma.
• Questões de representatividade.

Módulo 6:
• Ascensão da Cultura Nerd/Geek no Século XXI.
• Ganhando o mainstream cultural.
• Cultura da convergência e properties globais.
• Videogames, RPGs, vídeos, quadrinhos, livros.
• Comportamento de consumo e socialização. Convenções, encontros, lojas especializadas. Redes sociais.

Pessoa física
Boleto – Valor integral. O boleto tem 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito – Parcelas com valor mínimo de R$ 200,00.

Pessoa jurídica
No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).

Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
– Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
– Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

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