Jornalismo Geek

Compreenda os elementos que compõem a expansão desse mercado

Informações

  • Local

    Curso online (ao vivo)

  • Data

    6 a 10 de janeiro de 2025 (segunda a sexta-feira)

  • Horário

    19h às 22h (15h total)

  • Palestrante

    Roberto Fideli

  • Investimento

    R$520,00

Inscrição

Apresentação

Curso online (ao vivo) – Aulas em uma plataforma exclusiva com interação em tempo real.

Objetivos
Oferecer informações históricas e conceituais acerca dos elementos que compõem o mercado geek, buscando identificar os gêneros com os quais o mercado lida, contextualizando sua expansão no Brasil e no mundo, oferecendo, assim, bases para os profissionais que buscam se inserir nesse mercado e produzir conteúdo em qualquer plataforma.

Público Alvo
Estudantes ou profissionais de jornalismo, publicidade, audiovisual ou sem formação específica, interessados na cultura e na temática geek, que buscam produzir conteúdo e aprender mais sobre a história e importância desse mercado.

Roberto Fideli Jornalista e mestre em comunicação formado pela Faculdade Cásper Líbero. Editor do site e canal do Youtube, Who’s Geek e escritor de livros de fantasia.

Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

Módulo 1:

  • Introdução ao Mercado Nerd/Geek.
  • Expansão do mercado nos Estados Unidos eBrasil.
  • Crescimento das revistas especializadas, sites e canais do YouTube.
  • Definição de nerd e geek.
  • Definição de fã e fandom. Crítica especializada. Consumo de cultura popular como estilo de vida.

Módulo 2:

  • História da Ficção Científica, Fantasia e Outros Gêneros Populares. Do Pulp ao Presente, passando por noções básicas acerca de mito e arquétipo.
  • Definição de ficção pulp.
  • Definição de gênero literário. Dinâmica dos gêneros literários.

Módulo 3:

  • História dos Quadrinhos Americanos, Japoneses e Brasileiros.
  • Conexões com a estética pulp.
  • Quadrinhos americanos como espaço de redefinição de alteridade.
  • Quadrinhos japoneses como espaço de redefinição de nacionalidade.

Módulo 4:

  • História dos Filmes B e os Gêneros Populares. Da Especialização até o Cinema Espetáculo.
  • Estética pulp.
  • Transcodificação.
  • Apropriações culturais.

Módulo 5:

  • Séries de TV. Transformações do Juvenil na TV Aberta ao Adulto na TV Paga e no Streaming.
  • Liberdade para explorar e afrontar.
  • Estética pós-modernista e subversão de gênero.
  • Mudanças de plataforma.
  • Questões de representatividade.

Módulo 6:

  • Ascensão da Cultura Nerd/Geek no Século XXI.
  • Ganhando o mainstream cultural.
  • Cultura da convergência e properties globais.
  • Videogames, RPGs, vídeos, quadrinhos, livros.
  • Comportamento de consumo e socialização. Convenções, encontros, lojas especializadas. Redes sociais.

Pessoa física Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas de valor mínimo em R$ 100,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física). Pessoa jurídica No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços). Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas mínimas de R$ 100,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected]

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