Jornalismo de Moda

Aprimore o seu repertório e conheça ferramentas e técnicas para atuar no mundo da moda

Lista de espera

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Horário

    Carga horária 12 horas

  • Palestrante

    Vivian Whiteman

  • Investimento

    R$500,00

Inscrição

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Apresentação

Objetivos
O objetivo do curso é fornecer aos alunos os fundamentos do jornalismo profissional de moda, preparando-os para atuar nessa profissão ou, caso já atuem, oferecendo-lhes meios de aprimorar o seu trabalho. Serão feitos exercícios práticos em sala.

Público Alvo
O curso é dirigido a todos os que desejam se tornar jornalistas de moda, em qualquer mídia. Não é exigida formação prévia em jornalismo.

Vivian Whiteman
Jornalista com 20 anos de carreira, foi editora de moda da Folha de S. Paulo e da revista Serafina.
Foi editora sênior da revista Elle até 2018. Cobriu todas as maiores semanas de moda do mundo e assina curadoria e textos sobre estilistas brasileiros da coleção de livros Moda de A a Z (Publifolha).
Pesquisadora de moda e comportamento, já deu cursos em instituições como ESPM, Casa do Saber, Espaço Cult e Escola São Paulo. Assinou trabalhos de styling e direção visual para artistas como Emicida. Desenvolve pesquisa sobre moda, feminismo e, mais recentemente, suas conexões com a psicanálise.

1ª AULA – 15/9/2018 (6 horas)
Parte 1 (3h de duração)
O JORNALISMO PROFISSIONAL DE MODA
1. Valor e função do jornalismo profissional. O fato jornalístico: o que merece ser noticiado, por que e como. A formação do jornalista: especialização, qualificações e objetivos. Questões críticas e éticas da atividade jornalística. As vantagens da independência. Definição do leitor: para quem se escreve (ou se fala) e como. Etiqueta da interação com os leitores.
2. Lugar da moda na cultura e na sociedade. Breve história do jornalismo de moda desde o século 19 até hoje. A notícia de moda: fatos, personagens, desfiles e eventos, fenômenos sociais e tendências mercadológico-industriais. Função e lugar da imagem no jornalismo de moda.
Desdobramentos da tradição do jornalismo de moda na mídia eletrônica: sites noticiosos, blogs pessoais e redes sociais.

Parte 2 (3h de duração)
TÉCNICAS DE REPORTAGEM E ENTREVISTA
1. As diferentes mídias e linguagens: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. As “hard news” e as “soft news”. Os diferentes modelos de notícias: a reportagem, a entrevista, o perfil e o jornalismo narrativo.
2. A reportagem: apuração, entrevistas e contextualização. A busca do melhor ângulo de abordagem dos fatos. A importância da notícia exclusiva (furo). A informação em “on” e em “off the records”. O cultivo das fontes. A reportagem longa e a breve. Relação com as assessorias de imprensa. Exercícios de reportagem.
3. A entrevista: escolhendo os temas e questões. Técnicas da entrevista: a pergunta certa na hora certa. O timing, a surpresa e o improviso. A entrevista de moda na TV, no rádio e nos meios eletrônicos. Exercícios de entrevistas.
4. O perfil jornalístico de moda e o jornalismo narrativo: como contar histórias verdadeiras. A investigação prévia: encontrar o (s) personagem (ns) e reunir histórias. Entrevistas para a construção do perfil: descobrindo novidades e revelações. A importância da observação e da construção do “drama”. O jornalista no universo das celebridades.

2ª AULA – 22/9/2018 (6 horas)
Parte 1 (3h de duração)
A REDAÇÃO E A EDIÇÃO DAS NOTÍCIAS
1. Organização do material jornalístico coletado. A redação: o lide e o desenvolvimento do texto. A escolha das palavras certas. A tentação dos clichês: cuidados, riscos e vantagens. A fidelidade aos fatos e às declarações. Evitando erros: técnicas de releitura e revisão final. Diferenças entre a reportagem de moda em mídia impressa e mídia eletrônica. Pensando no leitor: clareza, didatismo e interação.
2. Instrumentos da edição jornalística: diagramação, títulos, fotos e infográficos. A importância da pré-edição. A construção dos títulos e subtítulos: a surpresa, a precisão e o esclarecimento. A pauta fotográfica e a seleção das fotos. A função dos infográficos e diagramas. A edição nos meios eletrônicos.
Exercícios de redação de lide e títulos.

Parte 2 (3h de duração)
A CRÍTICA DE MODA
1. Valor e função da crítica. Origem e significado do desfile e das coleções de moda. A análise das manifestações sociais da moda.
2. Preparação intelectual do crítico: leitura, pesquisa e consultas. Preparação do olhar: atenção, interesse e curiosidade. Atenção aos contextos (geográficos, sociais e econômicos) da moda. Atenção aos signos específicos da moda: visualidade, performance e mixagem de estilos.
3. As diferentes formas de crítica: escrita, oral e visual. A abordagem crítica: clareza, abrangência, liberdade, imparcialidade e contundência. A redação da crítica. Exercícios visuais e escritos de crítica de desfiles.

Pessoa física
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).

Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).

Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.

Cartão de Crédito Corporativo – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
– Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
– Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

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