Jornalismo com Credibilidade: como recuperar a audiência

Aprenda soluções para reconstruir a credibilidade e recuperar a audiência do Jornalismo.

Informações

  • Local

    Curso online (ao vivo)

  • Data

    4, 6, 11 e 13 de fevereiro de 2025 (terças e quintas-feiras)

  • Horário

    19h às 22h (Carga horária total 12h)

  • Palestrante

    Alline Dauroiz e Melissa Setubal

  • Investimento

    R$520,00

Inscrição

Apresentação

Curso online (ao vivo) – Aulas em uma plataforma exclusiva com interação em tempo real.

Objetivos

• Entender historicamente os elementos que levaram à quebra de confiança e perda de

audiência nos meios de comunicação tradicionais;

• Incrementar a prática jornalística para disseminação de notícias verdadeiras, visando

restabelecer a credibilidade, a capacidade de diálogo e o engajamento com a audiência perdida da

imprensa tradicional.

• Incentivar a autonomia na gestão da própria carreira, dentro do jornalismo independente,

demonstrando como construir reputação dentro da criação de conteúdo digital.

Público

O curso, portanto, é voltado a jornalistas profissionais e estudantes, Relações Públicas, Assessoria

de Imprensa e Comunicação Corporativa, Produção Audiovisual documental, produtores de

conteúdo de meios de comunicação em geral, gestores de redação e de outras equipes de meios

de comunicação.

Alline Dauroiz

Jornalista, roteirista, estrategista digital e especialista em Criatividade (ESPM). Tem 20 anos de experiência como repórter e editora em grandes redações do País (Estadão, Rádio Eldorado, Revista Glamour e Garotas Estúpidas), onde participou das coberturas de grandes eventos, apresentação de programas e colunas ao vivo, coordenou vídeos e editoriais, além de inúmeras reportagens e entrevistas a personalidades nacionais e internacionais. Em 2023, atuou como Story Producer no reality show Drag Race Brasil e, em 2024, estreou o podcast É Verdades. Hoje, com a consultoria A Dona do Conteúdo (@adonadoconteudo), cria estratégias para que profissionais e marcas compartilhem vozes e ideias na web, de maneira autêntica, criativa e relevante.

Melissa Setubal

Professora do curso de pós-graduação Criatividade, Experiências & Comunidades (ESPM), estuda, pesquisa, trabalha e leciona na área de criatividade e desenvolvimento humano há mais de 25 anos, por meio de diversas áreas de conhecimento e experiências no mercado. Por mais de 15 anos, passou por empresas multinacionais, agências e portais de comunicação. Também trabalhou para organizações não-governamentais. É graduada em Comunicação Social (UFES) com pós-graduações em Comunicação Estratégica (Cândido Mendes), em Administração e em Gestão Responsável para a Sustentabilidade (ambas FDC). Catalisadora de Desenvolvimento Humano e Criatividade e também produtora de conteúdo www.melissasetubal.com.br.

  • Contextos: a trajetória do jornalismo contemporâneo 

A quebra da confiança no jornalismo e nas mídias tradicionais de massa. Momentos de ruptura do jornalismo: uma abordagem histórica. Novas formas de Comunicação. 

  •  Resgate dos valores jornalísticos na era da pós-verdade

Valores da atividade de jornalista: definições e referências para criação de conteúdos. Perigos e possibilidades diante da cultura do cancelamento e das fakes news. 

  •  Caminhos para a autogestão da carreira em criação de conteúdo noticioso 

Cases no jornalismo independente. Construção de reputação e credibilidade para jornalistas empreendedores e criadores de conteúdo. Sustentação do trabalho do jornalista: criatividade e autoexpressão + interesses comerciais. 

  • Inovações no processo jornalístico e criação de conteúdo 

Estratégias para engajar a audiência: Transparência, Atendimento ao Cliente, Estratégias Digitais, Letramento em DEIP. Possibilidades do jornalismo contemporâneo e outras inovações. 

  • Prática 

Apresentação do projeto de final do curso. 

Pessoa física Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas de valor mínimo em R$ 100,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física). Pessoa jurídica No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços). Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas mínimas de R$ 100,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo departamento de Ensino à Distância. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected]

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