Gestão de Riscos Corporativos

Desenvolva mecanismos que identifiquem e analisem fatos geradores de risco à comunicação

Lista de espera

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Horário

    Carga horária 16 horas

  • Palestrante

    Flávio Schmidt

  • Investimento

    R$500,00

Inscrição

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Apresentação

Objetivos
• Avaliar o contexto em que as empresas estão inseridas
• Estudar os mecanismos da Gestão de Riscos e o Processo ISO 31000 e o framework de análise, identificação e comunicação
• Estudar os princípios de Compliance e suas aplicações e implicações
• Estudar a Lei Anti-corrupção, desvio e lavagem de dinheiro
• Demonstrar como a empresa pode atuar no modo de prevenção eliminando os indícios e riscos
• Definir os mecanismos de prevenção off e online
• Posicionar a empresa no modo de segurança e proteção corporativa
• Avaliar os ganhos e vantagem competitiva

Público
O curso é dirigido a todos aos profissionais de comunicação que atuam nos níveis de direção, gerenciais e estratégicos com visão de administração interna e externa.
Ele também é dirigido a diretores e executivos que atuam nas áreas de administração, marketing, recursos humanos, compliance, jurídico, engenharia, segurança, planejamento estratégico, continuidade de negócios, controle de riscos e desastres, meio ambiente e sustentabilidade.

Flávio Schmidt
Com mais de 25 anos de atuação na área de Relações Públicas, tem larga experiência nas áreas de pesquisa, diagnóstico e planejamento de comunicação corporativa.
Realiza treinamento profissional executivo e desenvolve projetos de pesquisa de imagem e auditoria de opinião, comunicação interna, publicações empresariais, gestão, prevenção e gerenciamento de crises, programas e ações de sustentabilidade, responsabilidade social, sócioambiental e interação com comunidades e relações governamentais, assim como relações com a imprensa e estratégias com as mídias sociais, planejamento e organização de eventos.
Formado em Letras Vernáculas e Relações Públicas. Tem especialização em Gestão de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico e Marketing Institucional. Curso de Extensão em Risco Estratégico Corporativo, em conformidade com a norma ISO 31000, realizado pela Brasiliano & Associados e Faculdade de Administração São Paulo – FAPI.
É autor do livro “Do ponto de vista de Relações Públicas”, lançado em Junho de 2011. É co-autor do livro “Obtendo Resultados em Relações Públicas”, organizado pela Profa. Dra.Margarida Krohling Kunsch e do livro “Relações Públicas Estratégicas”, organizado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.
Foi Articulista do Portal Mega Brasil e AOL.
É coordenador do site www.universorp.net.

Primeiro dia – Parte 1
Introdução
• Apresentação e interação
• Encontrando uma definição comum para Riscos e Crises
• Avaliação: uma crise pode ser evitada?
Aspectos Históricos
• Contexto – Quando as empresas eram pegas de surpresa
• Quando elas aprenderam a gerenciar e a se preparar para a crise
• Quando elas descobriram que podem evitar uma crise
Definições
• Crises e Emergências – Fatores Ponderáveis e Imponderáveis
• Exemplos de crises e emergências
• Exercícios e Dinâmicas – Identificação de Riscos e crises no próprio trabalho

Primeiro dia – Parte 2
Modelo de Desenvolvimento de Crise
• Fato Gerador – Fase Inicial – Oportunidades e Ameaças
• Fase Aguda – Fase Latente
O Gerenciamento Tradicional da Crise – Comitê de Crise
• Fase Inicial – Entrada na Crise – Primeiros Passos – Controle
• Fase Aguda – Saída da Crise – Fase Latente – Resultados
As Crises nas Redes Sociais – Como elas acontecem
• A Síndrome do Leite Derramado – Como a empresa deve se posicionar
Como planejar a presença segura nas redes sociais
• 10 passos para gerenciar bem uma crise nas redes sociais
• Exercícios e Dinâmicas – Estudo de Cases

Segundo dia – Parte 1
Lei Anticorrupção
• Atos lesivos e definições
• A Responsabilidade Objetiva
• Sanções e Multas
• Acordos de Leniência
Compliance – Aspetos e programa
• A necessidade do Compliance frente à lei anti-corrupção
• Programa de Compliance e Ética
• Due Diligence – rede de relacionamentos

Segundo dia – Parte 2
Programa de Prevenção de Crise
• Porque prevenir é melhor que remediar
• Antecipação – princípios e práticas
ISO 31000 – A ISO da Comunicação de Crise
• FrameWork – Processo de Avaliação
• Campanha de Comunicação
• Orientar e Conscientizar sobre a importância do programa de Gestão de Riscos. Compreender as bases sobre as quais as decisões serão tomadas
O Círculo da Prevenção
• Pesquisa – Mapeamento dos Riscos
• Grupos de Riscos – Definição de Cenários
• Criação de Cenários – Riscos potenciais
• Classificação e Severidade de Riscos
• Matrizes de Risco e Impacto
• Medidas preventivas – Medidas de controle e informação
• Elaboração dos procedimentos
• Preparação dos planos e processos de comunicação
Planos de Ação – Contingência – Emergência – Comunicação
• Consulta
• Identificar e compreender as percepções de riscos e benefícios que cada integrante tem do processo
• Estratégias de ação
Manual de Prevenção
• Grupos de Ação e de Atuação
• Treinamento

Metodologia
Dinâmica e Interatividade
O curso será interativo com desenvolvimento de dinâmicas e reflexões sobre os temas atuais.
Serão selecionados vídeos para ilustração e integração dos temas e envolverá a análise crítica por parte dos participantes. Para uma melhor contextualização, poderá ser aplicado um questionário prévio aos inscritos para que sirva de orientação e aplicação de exemplos no conteúdo do programa.
Será produzida apostila a partir de impressão da apresentação no formato anotações com dois slides por página, com criação de capa e contra capa.

Pessoa física
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00)
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física)

Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito Corporativo – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
– Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
– Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

Baixar manual em PDF

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