Furos e Reportagens: o caminho das pedras

Conheça os desafios da reportagem e os caminhos para superá-los

30 horas (Carga horária total)

Luiz Maklouf Carvalho

Estudantes de jornalismo e cursos afins, repórteres em começo de carreira, interessados no
jornalismo em geral.

O objetivo do curso é informar e destacar aos participantes quais são os desafios e as dificuldades do gênero reportagem e os caminhos para superá-los.

Luiz Maklouf Carvalho
Jornalista e bacharel em Direito, tem 62 anos. É de Belém, Pará, e mora em São Paulo desde 1983, com passagens por Rio de Janeiro e Brasília.
Tem dois prêmios Jabuti de livro-reportagem – por Mulheres que foram à luta armada (Editora Globo) e Já vi esse filme – Reportagens (e polêmicas) sobre Lula e/ou o PT (1984/2005) (Geração Editorial).
É autor, também, de Contido a bala – A vida e a morte de Paulo Fontelles, advogado de posseiros no sul do Pará (Cejup), Cobras criadas: David Nasser e O Cruzeiro (Senac-SP), O coronel rompe o silêncio (Objetiva), sobre a guerrilha do Araguaia, e João Santana – Um marqueteiro no poder (Record).
Foi repórter, entre outros, dos jornais Resistência, Movimento, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo, e das revistas Época e Piauí.

1: Furos que surgem ‘do nada’: pegar ou largar
Referências:
Surpresa na fazenda do ministro (Jornal do Brasil)
A filha de Lula (Jornal do Brasil)
O caso CPEM/Paulo de Tarso Venceslau (Jornal da Tarde)
O apartamento do Lula (Folha de S. Paulo)

2: Mulheres na luta armada: da reportagem ao livro
Referência:
Revista Marie Claire/Editora Globo
O coronel rompe o silêncio (guerrilha do Araguaia) Editora Objetiva

3: Revisitando a revista ‘O Cruzeiro’ e os casos Dana de Tefé (Leopoldo Heitor) e Aida Curi
Referências:
Livro “Cobras criadas – David Nasser e O Cruzeiro”
Reportagens “O Estado de S. Paulo”

4: Os vários lados do Movimento dos Sem Terra (MST)
Referências:
A guerra pela terra (Estadão)
A fazenda Itamaraty (Estadão)
O modelo Vitória – O assentamento-símbolo do Movimento Sem Terra é uma ilha sem propriedade privada, com casas grandes e mesa farta, mas que usa bóias-frias para dar conta do trabalho de cortar e carregar cana (piaui)

5: Fogueira das vaidades
Referências:
A baleia branca de Rodolfo Landim O ex-executivo de Eike Batista julga ser responsável por parte considerável do sucesso empresarial do homem mais rico do Brasil. Agora, com a obstinação de quem não gosta de perder nem pelada, parte para buscar o que considera seu (Piauí)
Louvor e distinção – Como o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, obteve o título de doutor em
ciências econômicas pela Universidade de Campinas (sta Época)

6: Questões do meio ambiente
Referências:
A Vale é verde? As ambigüidades ambientais da segunda mineradora do mundo (Piauí)
A multiplicação do perigo – Com o registro de três vazamentos no mar todos os meses, o Brasil se prepara para explorar o pré-sal (Piauí) Belo monte de concreto e aço A maior obra em andamento no Brasil custará US$ 30 bilhões, emprega 22 mil trabalhadores – e movimenta em níveis inéditos o mercado de caminhões pesados (Época)

7: De frente pro perfil (1)
Pão e glória
Márcio Thomaz Bastos defende acusados de tráfico, corrupção e deixa para Deus os julgamentos morais (Piaui)

8 : De frente pro perfil (2)
As armas e os varões
A educação política e sentimental de Dilma Rousseff (Piauí)
Mares nunca dantes navegados
Como e por que Dilma Rousseff se tornou a candidata de Lula (Piauí)

9: De frente pro perfil (3)
Data Venia, o Supremo
Como funciona e o que acontece no STF (Piaui)
O Supremo, quousque tandem?
A indicação dos juízes, os pedidos de vistas, os conflitos de interesse, o ativismo e as disputas entre ministros – a agenda de dificuldades do STF (Piauí)

10: De frente pro perfil (4)
Andrés Sanchez – Preto no branco
Chapa de Lula, amigo do Fenômeno, parceiro da Odebrecht… O retrato do presidente que transformou o Corinthians num negócio bilionário (Época)
Quem tem medo de Eduardo Campos?
O estilo, a trajetória e as controvérsias que transformaram o governador de Pernambuco num recordista de popularidade, protagonista da política nacional e nome incontornável nas conversas sobre a sucessão presidencial – embora ele insista em negar ser candidato… (Época) Samba, política e cerveja – Acelerado, realizador e explosivo, Eduardo Paes sua a camisa, marca seus secretários sob pressão e vive suas grandes paixões. A maior delas é ser prefeito do Rio de Janeiro (Época) João Santana, o homem que elegeu seis presidentes – A trajetória e os números impressionantes do marqueteiro em quem Dilma Rousseff aposta para se reeleger em 2014 (Época) João Santana – Um marqueteiro no poder (editora Record)

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota saia com os dados da empresa; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).