Fact-Checking – Técnicas para apuração de fatos

Aprenda técnicas para verificar notícias falsas

20 e 27 de outubro de 2018 (sábados)

8h30 às 17h30 (Carga horária 16 horas)

Taís Seibt

• Compreender a origem e o desenvolvimento do fact-checking;
• Contextualizar o jornalismo de verificação no cenário midiático contemporâneo;
• Discutir o impacto da disseminação de informações falsas na sociedade contemporânea e o papel do jornalismo nesse cenário;
• Desenvolver uma cultura de verificação entre os participantes;
• Explorar ferramentas, métodos e processos de verificação de fatos, dados e declarações;
• Colocar em prática os conhecimentos, por meio da realização de atividades de checagem.

Estudantes de graduação e pós-graduação, jornalistas diplomados e comunicadores em geral que estejam interessados em se aprofundar na prática de fact- checking.

Taís Seibt
Jornalista, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e mestre em Comunicação pela mesma universidade. Atualmente, estuda a prática de fact-checking em sua pesquisa de doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em fase de conclusão. Atua desde 2004 em jornalismo multimídia, foi repórter e editora no jornal Zero Hora e já colaborou como freelancer para veículos como BBC Brasil, O Estado de S. Paulo, O Globo, Canal Rural e Agência Pública. Desde 2012, quando iniciou o mestrado, tem participado de congressos de comunicação no Brasil e no exterior e já publicou dezenas de artigos sobre seus estudos. Entre
2015 e 2016, foi ainda professora substituta na graduação em Jornalismo da UFRGS. Ministra cursos e palestras em empresas e universidades de diversos estados. É uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, iniciativa de checagem de fatos da ONG de jornalismo e direitos humanos Pensamento.org.

Módulo 1 – Introdução (2h)
Origem e panorama do fact-checking; Fake news, pós-verdade e desinformação; Debunking e factchecking;
Apuração e verificação no jornalismo atual.

Módulo 2 – Instrumentação (4h)
Critérios de seleção: o que é possível checar;
Metodologia: o passo a passo do fact-checking;
Procedimentos: ferramentas de busca, planilhas e lei de acesso à informação; Classificação: o que há entre o verdadeiro e o falso;
Formatação: como embalar o conteúdo.

Módulo 3 – Prática de checagem (10h)
Seleção de frases checáveis;
Busca de referências para a verificação; Classificação de veracidade; Formatação do conteúdo.

Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).