Fact-Checking – Técnicas para apuração de fatos

Aprenda técnicas para verificar notícias falsas

Curso online (ao vivo)

27 e 28 de janeiro de 2021 (quarta e quinta)

18h30 às 22h30 (Carga horária 8 horas)

Taís Seibt

Curso online (ao vivo) – Aulas em uma plataforma exclusiva com interação em tempo real.

• Compreender a origem e o desenvolvimento do fact-checking;
• Contextualizar o jornalismo de verificação no cenário midiático contemporâneo;
• Discutir o impacto da disseminação de informações falsas na sociedade contemporânea e o papel do jornalismo nesse cenário;
• Desenvolver uma cultura de verificação entre os participantes;
• Explorar ferramentas, métodos e processos de verificação de fatos, dados e
declarações;
• Colocar em prática os conhecimentos, por meio da realização de atividades de checagem.

Estudantes de graduação e pós-graduação, jornalistas diplomados e comunicadores em geral que estejam interessados em se aprofundar na prática de fact- checking.

Taís Seibt É professora da Unisinos, doutora em Comunicação pela UFRGS, com pesquisa sobre fact-checking, e repórter da agência Fiquem Sabendo, especializada em transparência pública e Lei de Acesso à Informação. Em 2019, criou a iniciativa Afonte Jornalismo de Dados para atuar na promoção de conhecimento sobre o tema através de cursos, palestras e produção de conteúdo. Desde 2004 no mercado, passou por assessorias de imprensa e redações no Rio Grande do Sul, incluindo o jornal Zero Hora, entre 2008 e 2015. Como freelancer, já assinou trabalhos para veículos como O Estado de S. Paulo, O Globo, Yahoo, BBC Brasil, The Intercept e Agência Pública. Foi uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, que integrou o projeto Truco nos Estados, da Agência Pública, nas eleições 2018. No mesmo ano, pelo Filtro, recebeu o troféu Antonio González de Contribuição à Imprensa da Associação Riograndense de Imprensa e conquistou o 2º lugar no 35º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo — categoria Rádio, com a série “Fake news, um guia para não cair nessa”. Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

Módulo 1 – Introdução

Origem e panorama do fact-checking; Fake news, pós-verdade e desinformação; Debunking e fact-checking; Apuração e verificação no jornalismo atual.

Módulo 2 – Instrumentação

Critérios de seleção: o que é possível checar; Metodologia: o passo a passo do fact-checking; Procedimentos: ferramentas de busca, planilhas e lei de acesso à informação; Classificação: o que há entre o verdadeiro e o falso; Formatação: como embalar o conteúdo.

Módulo 3 – Prática de checagem

Seleção de frases checáveis; Busca de referências para a verificação; Classificação de veracidade; Formatação do conteúdo.

Pessoa física Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física). Pessoa jurídica No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços). Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br