Fact-Checking – Técnicas para apuração de fatos

Aprenda técnicas para verificar notícias falsas

Carga horária 16 horas

Taís Seibt

• Compreender a origem e o desenvolvimento do fact-checking;
• Contextualizar o jornalismo de verificação no cenário midiático contemporâneo;
• Discutir o impacto da disseminação de informações falsas na sociedade contemporânea e o papel do jornalismo nesse cenário;
• Desenvolver uma cultura de verificação entre os participantes;
• Explorar ferramentas, métodos e processos de verificação de fatos, dados e
declarações;
• Colocar em prática os conhecimentos, por meio da realização de atividades de checagem.

Estudantes de graduação e pós-graduação, jornalistas diplomados e comunicadores em geral que estejam interessados em se aprofundar na prática de fact- checking.

Taís Seibt

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Comunicação pela mesma universidade e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa sobre a prática de fact-checking no Brasil. Atua desde 2004 em jornalismo multimídia, foi repórter e editora no jornal Zero Hora e colabora como freelancer para veículos como BBC Brasil, O Estado de S. Paulo, O Globo, Canal Rural, Agência Pública e The Intercept. Desde 2012, quando iniciou o mestrado, tem participado de congressos de comunicação no Brasil e no exterior e já publicou dezenas de artigos sobre seus estudos. Entre 2015 e 2016, foi ainda professora substituta na graduação em Jornalismo da UFRGS. Ministra cursos e palestras em empresas e universidades de diversos estados. Foi uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, que realizou checagens no RS para o Truco nos Estados, da Agência Pública, durante as eleições 2018 e venceu o Prêmio ARI de Jornalismo na categoria “melhor contribuição à imprensa” em 2018. Atualmente, é jornalista freelancer, professora da Unisinos e lidera a iniciativa Afonte Jornalismo de Dados.

Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

Módulo 1 – Introdução

Origem e panorama do fact-checking; Fake news, pós-verdade e desinformação; Debunking e fact-checking; Apuração e verificação no jornalismo atual.

Módulo 2 – Instrumentação

Critérios de seleção: o que é possível checar; Metodologia: o passo a passo do fact-checking; Procedimentos: ferramentas de busca, planilhas e lei de acesso à informação; Classificação: o que há entre o verdadeiro e o falso; Formatação: como embalar o conteúdo.

Módulo 3 – Prática de checagem

Seleção de frases checáveis; Busca de referências para a verificação; Classificação de veracidade; Formatação do conteúdo.

Pessoa física Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física). Pessoa jurídica No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços). Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br