Direito Autoral e Direito de Imagem para fotógrafos

Aprenda conhecimentos básicos da legislação civil e os direitos sobre a propriedade e produção fotográfica

22, 23 e 24 de janeiro de 2018

19h às 22h (Carga horária 9 horas)

Ari Vicentini

Objetivo
Dotar o aluno de conhecimentos básicos sobre a legislação civil que rege o direitos sobre a propriedade e produção de fotografias, a fim de protegê-lo como autor. E os direitos que regulam a produção de retratos, a fim de se assegurar que entre o fotógrafo e o fotografado haja uma relação ética regulada pela lei.

O curso se destina a todos os que trabalham com fotografia desde estudantes de comunicação, repórteres fotográficos, fotógrafos de publicidade, de casamento e fotógrafos artistas.

Ari Vicentini
Professor de Fotojornalismo da Faculdade de Comunicação Cásper Libero e professor convidado do curso de Pós-graduação em Jornalismo Esportivo da Universidade Anhembi Morumbi. É bacharel em Direito, tem pós graduação em Artes e Fotografia pelo Senac-SP e mestre em Comunicação pela Cásper Libero. Atuou como repórter fotográfico nos jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde e foi editor de fotografia do Diário Esportivo Lance.

Direito Autoral
• A fotografia como obra de arte
• O fotografo/autor
• Direitos Patrimoniais
• Direitos Morais
• Cessão de direitos

Direito de Imagem
• O que é Direito Imagem?
• Os direitos de quem é retratado
• Direto de Imagem x Direito de Imprensa
• Interesse público
• Estudo de casos
• Apresentação de notícias (Editorias: política e economia) / Avaliação do trabalho realizado

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).