Curso online (ao vivo) – Aulas em uma plataforma exclusiva com interação em tempo real.
Objetivos
Estimular os alunos a compreender a dificuldade de tomar decisões complexas em grandes grupos.
Público Alvo
Interessados em comunicação e política; eleições; história; oportunidade de carreira.
Lucas Tadeu Melo Câmara
Advogado, formado em Direito pela Universidade Mackenzie; foi um chevening scholar durante mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Bristol (Inglaterra). Executivo de empresas e dirigente de associações e sindicatos, bem como membro titular de conselhos governamentais e da sociedade civil organizada. Possui 15 anos de experiência em atração e
execução de investimentos estrangeiros no Brasil em fábricas e centros de distribuição de bens de consumo durante sua passagem por diversas multinacionais como P&G, Brasil Kirin e Heineken.
Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.
AULA 1 - Conceitos Gerais
Boas vindas e apresentações
Introdução
Breve história da democracia
Quem pode votar?
Como escolher?
Mas quem realmente pode ser eleito? (homens, riqueza, idade, famoso) E hoje?
Relações Governamentais ao longo da história
Reinos de Israel e Judah
Revolução francesa e a fragmentação política
Inglaterra monarquia constitucional
República Federalista e Presidencialismo Americano
Outros aspectos do sistema político de um Estado
Papel no sistema de relações internacionais (histórico Brasil, tradição Itamaraty)
Separação de poderes
Federação e a agenda de descentralização: centralização – eficiência |descentralização – accountability
Renascer da China e a Crise do Ocidente
Outras questões de Estado
Considerações sobre uso e monopólio da força
Considerações sobre economia e orçamento público
Evolução dos sistemas políticos e do significado de lobby
Aula 2 - Sistema Político Contemporâneo
Demandas crescentes, recursos escassos. Escolhas.
A democracia liberal representativa
Comunicação de massa
Revolução tecnológica
A crise das narrativas oficiais e a quebra do fluxo da informação
Opinião pública
Brasil profundo (sobrevivência, Radio, TV)
Brasil banda larga (internet)
Jornalismo profissional e captura pelo governo de plantão
Financiamento e escolhas editoriais
Jornalismo novelesco baseado em bastidores
Desafios dos sistemas eleitorais
Sistemas proporcionais (pluralidade)
Sistemas majoritários (governabilidade)
Grupos de interesse x grupos de pressão
Torcedores / torcida organizada
Busca por captura de pedaços do orçamento
Estado, seu poder econômico e a luta pelo orçamento público (corporativismo, clientelismo)
Publicidade vs relações públicas
Fim da propaganda tradicional
Assessoria de imprensa
AULA 3 - Conceitos e Instrumentos de Relações Governamentais no Brasil
O que é Relações Governamentais
Produção de conteúdo persuasório
Storytelling (importância da emoção)
Transformar complexo em simples
Stakeholders mapping
Demografia (data Science)
Políticos
Empresários
Trabalhadores
Formadores de opinião
Apoiadores / detratores
Coalition building
Direta: associação, contratação
Indireta: publicidade
Issues management (“gestão de interesses”)
Plano de segmentação de conteúdo para apoiadores
Plano de mídia
Processo legislativo na Federação Brasileira
União: Senado e Câmara
Medidas provisórias
Estados: Assembleia Legislativa
Municípios: Câmaras Municipais
Ciclo de políticas públicas (PPA, LDO, LO)
Executivo (MP)
AULA 4 - O debate acerca do lobby e relações governamentais hoje
Transparência na defesa de interesses
Como é nos Estados Unidos
Como é na União Europeia
Caso do Chile
“Revolving door” e quarentena
Conflitos de interesse
CVM (J&F)
Inovações no Brasil
Lei de Acesso a Informação
Lei anticorrupção (Jornadas de Junho/13 - Dilma)
Profissionais de Relações Governamentais e Institucionais
AULA 5 (advocacy digital)
Mundo digital
Viés inconsciente dos algoritmos
Fragmentação e consequente radicalização
Big data & microtargeting
“Media literacy”
Cultura digital no Brasil
Penetração da internet no país (early adopters)
Orkut e Facebook
Eleição 2018
Ferramentas de tecnologia da informação (inovações gerenciais)
Cultura de dados / códigos abertos e as notificações PUSH das casas legislativas
Social listening
Pessoa física
Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).
I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
- Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
- Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
- Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br
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