Como Criar Seu Canal de Vídeos no YouTube

Conheça as etapas necessárias entre a concepção e publicação de um projeto editorial

15 a 19 de Janeiro de 2018

18h30 às 22h30 (Carga horária 20 horas)

Paula Ribas

Transformar ideias em vídeos. É tirar projetos da imaginação e transformar em conteúdo para as redes sociais. Ferramentar pessoas interessadas em produzir conteúdo audiovisual, de baixo custo, para a plataforma YouTube, para fins profissionais, pessoais e comerciais. Realizar um curso introdutório, com informações básicas, para quem quer produzir e ter seu próprio canal de vídeos, em qualquer segmento.
Diferencial: Curso com câmera e aula de comunicação e expressão.

Pessoas que buscam aprender e produzir conteúdo audiovisual nas redes sociais, especialmente no YouTube. Que tenham interesse em ter um canal próprio, ter conteúdo teoria e prático dessa rede social. Conhecer e aplicar produção de conteúdo, direção, roteiro, noções de câmera, edição e finalização para vídeo. Faixa etária: 18 aos 80 anos.

Paula Ribas
Formada como jornalista, atriz e roteirista e com vasta experiência em cinema publicitário, fez mais de 200 comerciais em TV para grandes marcas e produtos. Também escreveu o livro “O Ator na Propaganda”. Teve experiência em teatro profissional e novelas em televisão. Lecionou nas escolas de artes e Comunicação: Senac – SP, Wolf Maia e Incenna e ministrou diversos curso nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Em 2015, abriu seu canal no YouTube “Na Metade do Livro”, está também no Facebook. Atualmente é pós-graduanda em Jornalismo, na Fundação Cásper Líbero.

Introdução ao universo audiovisual nas redes sociais
• Apresentação dos participantes;
• Por que ter um canal no YouTube? Para que serve?
• Diferença entre Youtube e Vimeo;
• Análise de canais por segmento (nacional e estrangeiros): gastronomia, entretenimento, esportes, games, turismo, maternidade, culinária, personalidades, fitness, maquiagem, moda, festas e eventos, esotérico, coluna social, negócios, entre outros;
• YouTuber é profissão?;

Audiência nas redes sociais e como transformar ideia em vídeo
• Sobre audiência e fidelização de público na rede social
• A diferença entre likes, compartilhamento e engajamento
• Ferramentas jornalísticas para montar uma pauta
• Como transformar uma ideia em vídeo?
• Como se faz um roteiro?

Comunicação visual, edição e parte técnica:
• Edição de texto e conteúdo;
• Que tipo de artes e visualidades usar?;
• Edição de vídeo: que programa usar?’;
• Vinhetas para vídeo;
• Trilha sonora e música;
• Efeitos especiais: precisa usar?;
• Iluminação: qual usar?;
• Cenário: como escolher onde gravar?;
• Ângulo, enquadramento e posição da câmera;
• Áudio: noções básicas e necessárias para uma boa captação.

Monetização e como gerar dinheiro com vídeos na internet
• Como gerar renda com vídeos no Youtube?;
• Consumo e venda de produtos pela internet;
• Diferença entre a televisão e a internet;
• O marketing digital como estratégia nas redes sociais;
• Facebook, Blog , Instagram, Snapchat: como divulgar apresentação de pesquisas sobre o assunto.

Direito autoral e divulgação: o que pode e o que não pode ser usado
• Glossário e terminologias técnicas da rede;
• Direito autoral na rede: o que pode e o que não pode;
• Etiqueta digital: como se comportar e interagir nas redes digitais;
• Como se divulgar sem ser inconveniente;
• Como divulgar seus conteúdos, vídeos, etc…

Monte seu canal no Youtube
• Desenvolver o projeto de cada participante, de modo personalizado;
• Criar as estruturas de um canal de vídeo: o que precisa?;
• Aplicar os temas discutidos nos encontros anteriores e criar passo a passo do projeto de cada participante;

Como fazer um vídeo com celular:
• Treinamento com câmeras portáteis: Go Pro, celular, entre outros;
• Análise dos conteúdos produzidos.

Improviso com câmera
• Exercícios individuais e em grupo com os roteiros desenvolvidos nos encontros passados;
• Encontro prático, com câmera e análise dos trabalhos realizados.

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).