Oferta por tempo limitado!
Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com
IA na comunicação corporativa: introdução aos conceitos e às ferramentas

IA na comunicação corporativa: introdução aos conceitos e às ferramentas

Descubra como a Inteligência Artificial transforma a comunicação corporativa e aprenda a aplicar conceitos, ferramentas e boas práticas éticas no seu dia a dia profissional. Início das aulas em 26/11/25.
Marketing e Estratégia Digital Cursos LIVE

R$ 918,00

Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?

Sobre o Curso

O curso apresenta uma introdução abrangente ao uso da Inteligência Artificial (IA) na comunicação corporativa, seus fundamentos, histórico, evolução e desafios. São explorados os tipos de IA e suas áreas de aplicação, com foco em conceitos como raciocínio lógico, inferência, algoritmos de busca e otimização. Apresentadas as principais tendências e aplicações práticas da IA na comunicação corporativa e abordagem sobre dimensões éticas, com ênfase em boas práticas de governança e compliance, transparência, privacidade na coleta e uso de dados. Reflexões sobre riscos e oportunidades no trabalho dos comunicadores  


AGENDA DO CURSO

📌Data: 24 a 26 de novembro (segunda a quarta)

📌 Horário: 19h às 22h


O QUE VOCÊ APRENDERÁ


 ✅Módulo 1: Conceitos básicos 

  • Explicar os conceitos fundamentais de IA e contextualizar seu impacto na comunicação;
  • Por que a IA é a nova ferramenta essencial do comunicador?;
  • O impacto da IA na comunicação;
  • Casos de uso reais.

  ✅Conceitos-Chave  

  • Diferença entre IA, Machine Learning e Deep Learning;
  • O que são LLMs (Large Language Models) como o ChatGPT?; 
  • IA Generativa vs. IA Analítica;
  • Panorama de Ferramentas: Um mapa do ecossistema de IA aplicado à comunicação;
  • Discussão: Quais são os seus maiores medos e expectativas com a IA?.

 

✅ IA para Criação e Produção de Conteúdo 

  • Ensinar a usar ferramentas de IA generativa de texto para aumentar a produtividade, gerar ideias e otimizar processos;
  • A arte da engenharia de prompt;
  • Como escrever instruções claras e eficientes; 
  • Técnicas: Persona, contexto, formatação, exemplos; 
  • Workshop prático de escrita de prompts.


 ✅ Aplicações Práticas: 

  • Elaboração de press releases, discursos, artigos, sugestão de pautas, textos para posts, planejamento, resumos de textos, transcrições;
  • Geração de Imagens, vídeo e audio;
  • Demonstração de ferramentas (ex: Midjourney, DALL-E, Canva etc);
  • Discussão: Como e por que revisar/editar o conteúdo gerado por IA.  

 

✅ IA e análise de sentimento 

  • Apresentar ferramentas e recursos de monitoramento e análise de sentimento; mostrar a importância crescente do uso de dados na comunicação corporativa;
  • Trabalhando com dados;
  • Monitoramento e análise de sentimento: demonstração de ferramentas (ex. Stilingue);
  • Data Storytelling;
  • IA na gestão de issues e crises; 
  • Análise e estudo de cases.


✅ O lado Humano da IA: Estratégia, Ética e Futuro  

  • Refletir sobre os limites éticos, desenvolver uma estratégia de uso da IA e discutir o futuro da profissão;
  • Estratégia de Implementação;
  • Definindo políticas de uso de IA na empresa/redação;
  • Medindo o ROI da IA: produtividade vs. qualidade.

 

 ✅ Ética e Viés  

  • Viés algorítmico: como a IA pode perpetuar estereótipos e desinformação;
  • Deepfakes e desinformação: os perigos para a sociedade e a credibilidade profissional. 

 

✅ O Futuro do Trabalho em Comunicação

  • A IA vai substituir os comunicadores?;
  • Agentes de IA;
  • Novas habilidades e competências: curadoria, edição, pensamento crítico e estratégia.


SOBRE AS AULAS

Os cursos LIVE acontecem em tempo real, com aulas ao vivo junto ao professor e colegas, proporcionando interação, troca de experiências e a oportunidade de tirar dúvidas. Fique atento à agenda do curso para não perder nenhuma aula!


SOBRE O CERTIFICADO

Todos os nossos cursos oferecem certificado para os alunos que obtiverem frequência mínima em 75% das aulas. Ao término de seu curso, o professor atribuirá as presenças em classe e seu certificado poderá ser gerado por meio da própria plataforma. Esse processo poderá durar até 2 dias úteis.

 

Para quem é o curso

O curso oferece conhecimentos técnicos, práticos e teóricos necessários para a aplicação da inteligência artificial na comunicação corporativa, apresentando conceitos e ferramentas que unem tecnologia e Humanidades. É ideal para:

💠 Profissionais de diversas áreas, como Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Jurídico, Compliance, Advocacy e SAC;

 💠Interessados em compreender como a IA pode transformar processos de comunicação dentro das organizações.

Além disso, é voltado para estudantes e profissionais que desejam explorar a interseção entre tecnologia e comunicação.


FORMA DE PAGAMENTO

Pessoa física  

Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix – à vista. Cartão de crédito – à vista ou parcelado (em até 4x, com parcelas de valor mínimo em R$ 100,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).  

Pessoa jurídica  

No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato gerador (efetiva prestação de serviços). Boleto – parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix – à vista. Cartão de crédito corporativo – à vista ou parcelado (em até 1x, com parcelas mínimas de R$ 100,00). 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.  

II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.  

III. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.  

IV. O certificado será concedido apenas aos alunos que tiverem no mínimo 75% de presença nas aulas. O horário do curso deverá ser seguido conforme planejamento. 

V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.  

VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.  

VII. As aulas da modalidade live são gravadas e ficam disponíveis por 7 dias na plataforma. 

VIII. A política de reembolso segue os seguintes critérios: 1) Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. 2) Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. 3) Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. 4) Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. 5) Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.

IX. A nota fiscal é emitida 30 dias após a compra e é encaminhada automaticamente para o e-mail cadastrado no site da Prefeitura de SP. 

X. A solicitação de reembolso deve ser realizada pelo e-mail cursos@casperlibero.edu.br. Para pagamentos via boleto bancário, o reembolso será realizado em até 15 dias úteis na conta do Mercado Pago do comprador. Compras efetuadas com cartão de crédito, o estorno poderá levar até duas faturas para constar na fatura do cliente, conforme os prazos definidos pela administradora do cartão. No caso de pagamentos via PIX, o reembolso será efetuado em até 1 dia útil, diretamente na chave Pix informada.


Perguntas frequentes

Como faço para obter o desconto de aluno(a) e ex-aluno(a)?

expand_more
O desconto de 10% para alunos e ex-alunos é válido para todos os alunos e ex-alunos da graduação, pós-graduação e mestrado da Faculdade Cásper Líbero. Para obtê-lo basta utilizar o cupom ALUNO10 no campo de cupons no ato do pagamento. Se por algum motivo seu desconto não seja aplicado não se preocupe, basta entrar em contato nos informando que viabilizaremos seu desconto da melhor forma possível. O desconto de ex-aluno não se aplica aos ex-alunos dos cursos de curta duração.

Como emitir o certificado ao concluir um curso?

expand_more
Todos os nossos cursos dão direito a certificado para os alunos que obtenham frequência mínima em 75% das aulas. Ao término de seu curso, o professor irá atribuir as presenças em classe e seu certificado poderá ser gerado através da própria plataforma. Esse processo para a liberação da emissão poderá durar até 7 dias.

Há algum tipo de avaliação ao término do curso?

expand_more
Os cursos LIVE e presencial possuem dinâmicas que proporcionam a interação entre os alunos (exercícios práticos e cases dentre outros); os cursos no formato EAD possuem um case opcional e quiz para que os alunos possam exercitar o conteúdo aprendido porém nenhum deles conta como atividade avaliativa.

Minha empresa fará o pagamento do curso, é possível realizar a compra do curso via pessoa jurídica?

expand_more
Sim, para isso basta selecionar essa opção no momento do cadastro (opção pessoa jurídica) e preencher com os dados da empresa (razão social e CNPJ) escolhendo a forma de pagamento que melhor atendê-los. Os pagamentos podem ser realizados via cartão de crédito, boleto bancário ou PIX sendo que é possível parcelar o valor do curso em até 4x sem juros caso opte pelo cartão de crédito. Os boletos bancários têm 5 dias corridos para o vencimento, não sendo possível alterar esse prazo.

Estude quando e onde quiser

IA na comunicação corporativa: introdução aos conceitos e às ferramentas

R$ 918,00


Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?
Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade