Roteiro para TV – Formatos Não Ficção

Desenvolva roteiros audiovisuais com foco em TV

Lista de espera

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero - Avenida Paulista 900

  • Data

    5 a 8 de fevereiro de 2024 (segunda a quinta, 4 noites)

  • Horário

    19h às 22h30 (14h total)

  • Palestrante

    Fagner Tavares

  • Investimento

    R$520,00

Inscrição

    Cadastre-se para receber avisos sobre novas turmas deste curso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3170-5910.






    Os dados preenchidos serão utilizados apenas para a Faculdade Cásper Líbero lhe dar retorno sobre o curso de seu interesse e lhe enviar convites para outros eventos promovidos por nós. Não compartilharemos seus dados com terceiros. Consulte nossa Política de Privacidade.

    Apresentação

    Objetivos

    Levar ao aluno e aos profissionais do audiovisual a vivência de um departamento de criação e roteiro de um canal de TV, passando técnicas e compartilhando materiais e experiências usados nas emissoras, além de analisar os formatos audiovisuais de grande sucesso no Brasil e no mundo com o foco no roteiro e no planejamento da construção criativa.

    Público Alvo

    Formandos em comunicação social, rádio e TV, cinema, roteiristas e pessoas interessadas em ingressar na área.

    • Observação: esse curso é importante não só para os roteiristas, afinal, para saber produzir é preciso decupar roteiros e para saber dirigir é preciso entender as técnicas de roteiro, ou seja, serve como conhecimento complementar para outras aspirações no audiovisual.

    Fagner Tavares Com 15 anos de carreira, Fagner Tavares criou o seu primeiro formato para a TV em 2002 e de lá pra cá nunca mais parou... Estima-se que já tenha escrito mais de 20 mil folhas de roteiro ao longo de sua trajetória na televisão. Formado em Rádio e TV é um dos maiores criadores de formatos de TV não-ficcional do Brasil com mais de 150 formatos. Em 2010, funda a própria produtora de conteúdo: FEAP CONTENT. Em 2012, se torna um dos principais roteiristas da RedeTV!, roteirizando mais de 350 programas de Luciana Gimenez, além de participar do XFC, Direito de Viver e Encrenca! Em 2016, Fagner se transfere para o SBT como roteirista do programa Eliana, roteirizando pautas e quadros de reality-show, game-show e outros gêneros. Em 2017, se torna chefe de redação e responsável pelo conteúdo do reality de turismo Tô de Férias, se tornando uma das maiores audiências da manhã do SBT aos domingos e do canal norte-americano SONY às sextas. É membro da Associação Brasileira dos Autores-roteiristas – ABRA. Em 2018 Fagner passa a ministrar cursos de roteiro compartilhando seus conhecimentos com os alunos.

    Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

    Aula 1: O QUE SABER ANTES DE ROTEIRIZAR

    O MERCADO DE ROTEIRISTA DE NÃO FICÇÃO NA TV:
    • qual a função de um autor-roteirista
    • quais as tarefas de um autor-roteirista
    • quantos % dos programas na TV são de variedades (não ficção)?
    • a diferença de um roteirista de variedades (não ficção / factual), de dramaturgia (ficção) e jornalismo/esporte (factual)
    • qual o salário de um roteirista?
    • tem vagas no mercado?
    • ser CLT ou PJ. Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
    • como se oferecer a uma vaga no mercado?
    O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ESCREVER UM ROTEIRO DE VARIDADES NÃO FICÇÃO:
    • o que é categoria, gênero e formato televisivos?
    • público-alvo e público residual
    • tempo de arte e programação
    • o que a grade de programação muda no meu roteiro?
    • brainstorming: planejamento da ideia para roteirização
    • o que é plot?
    OS NÚMEROS DO IBOPE PODEM MUDAM O SEU ROTEIRO:
    • o que é o IBOPE?
    • como se mede a audiência?
    • o que é peoplemeter?
    • o que é estudo de qualificação da audiência?
    • o que é rating e share?
    MODELOS DE ROTEIRO:
    • roteiro corrido
    • roteiro em 2 colunas
    • roteiro em 3 colunas
    • roteiro em 5 colunas

    Aula 2: ROTEIRIZANDO PROGRAMAS DE AUDITÓRIO

    PROGRAMAS DE AUDITÓRIO:
    • os modelos de programas de auditório / variedades
    • a estrutura de um roteiro de programa de auditório
    • sensacionalismo, prestação de serviços ou assistencialismo?
    • jornalismo: a arma nos shows dos programas de auditório
    ROTEIRIZANDO HISTÓRIAS REAIS PARA OS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO:
    • temos uma pauta! E agora?
    • fazendo o espelho da externa
    • roteirizando histórias reais
    • definindo o começo, o meio e o fim do roteiro
    • quando começar pelo fim?
    • deixando o roteiro mais artístico e menos jornalístico
    TÉCNICAS PARA ENRIQUECER O SEU ROTEIRO:
    • escalada, dramatizações, cliffhanger, cold open, coming up ou DAP, DEPs, offs, quiz, videografismo, imagens de internet, pegadinhas, matérias jornalísticas, quadros, gincanas.
    O ROTEIRO NA GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO DOS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO:
    • preparando o espelho
    • roteirizando as ações do palco
    • teleprompter
    • dálias
    • fichas para o apresentador
    • Cuidados ao roteirizar vida e obra de artistas
    ENRIQUECENDO O SEU ROTEIRO NO ESTÚDIO:
    • escalada, tarjas, crawl, coming up ou DAP, interatividade com redes sociais e quadros.

    Aula 3: GAME-SHOW E TALK SHOW

    GAME-SHOW
    • A origem dos game-shows
    • Diferença entre os game-shows norte-americanos e os brasileiros
    • O sucesso dos game-shows
    • Consumindo game-show em outros gêneros da TV
    • As subcategorias de game-show
    • a estrutura de um roteiro de game-show:
    • A equação: tempo vs desafio
    • A interatividade com o público de casa
    • Quando fazer sorteio e quando fazer seleção dos participantes?
    • Cuidado ao definir prêmios:
    • Os Game-shows dentro das pautas nos programas de auditório:
    TALK SHOW
    • a diferença entre talk-show e programa de entrevista
    • nossas principais inspirações
    • os modelos de talk-shows
    • estrutura de um roteiro de talk-show
    • como roteirizar um talk-show

    Aula 4: REALITY-SHOW / DOCU-REALITY E BRANDED CONTENT

    REALITY-SHOW / DOCU-REALITY
    • O gênero Reality-show
    • Origem da televisão de realidade
    • As subcategorias dos reality-shows
    • Por que os reality-shows dão certo?
    • O Voyeurismo nos reality-shows
    • Como roteirizar um reality-show
    • A diferença entre reality-show e docu-reality
    • Como trabalhar com os plots
    • Roteiros na Pós-Produção
    • Realities de confinamento
    • De onde vem a ideia do Big Brother?
    • Os realities polêmicos
    • As votações nos realities
    MODELOS DE DOCUMENTÁRIO:
    • modo poético
    • modo expositivo
    • modo participativo
    • Modo observativo
    • modo reflexivo
    • modo performático
    COMO ROTEIRIZAR BRANDED CONTENT
    • Branded Content e o posicionamento da imagem da marca
    • Os objetivos do Branded Content
    • Dicas para um Branded Content efetivo
    • O marketing de conteúdo e o foco na experiência do cliente
    • Branded Content X Marketing de Conteúdo

    Pessoa física Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física). Pessoa jurídica No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços). Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

    I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail eventos@fcl. com.br

    Baixar manual em PDF

    Compartilhe