Relações Governamentais – Estratégias de Comunicação com o Governo

Desenvolva estratégias de comunicação com o Governo

29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2018

19h às 22h (Carga horária 15 horas)

Flávio Schmidt

• Analisar o momento atual da política brasileira e o contexto que as empresas estão envolvidas atualmente;
• Avaliar, dentro desse contexto, as questões que as envolvem e as razões que as fazem precisar da atividade de relações governamentais;
• Fazer a análise e o mapeamento dos níveis e áreas do segmento governamental que devem ser trabalhados;
• Fazer análise estratégica para o planejamento de ação, aproximação e relacionamento com as áreas governamentais;
• Identificar e conhecer todas as formas de relacionamento que podem ser criadas e desenvolvidas no relacionamento.

O curso é dirigido a estudantes de graduação e pós graduação e a todos os profissionais de comunicação que atuam nos níveis de direção, gerenciais e estratégicos com visão externa e governamental. Ele também é dirigido a diretores e executivos que atuam nas áreas de Relações Governamentais, com Comunidades, áreas de Regulatórios, Legal e Jurídico, Compliance e de
Meio Ambiente.

Flávio Schmidt
Com mais de 25 anos de atuação na área de Relações Públicas, tem larga experiência nas áreas de pesquisa, diagnóstico e planejamento de comunicação corporativa. Com larga experiência na área de Relações Governamentais, desenvolve especialidades em:

Relações Institucionais: Mapeamento das áreas e ações de aproximação para inserir o cliente no ambiente governamental federal, estadual e municipal, nas áreas do executivo, legislativo e judiciário. Desenvolve atividades de mobilização com processos de Advocacy, GrassRoots, Lobby.
Realiza treinamento profissional em todas as áreas de atuação;

Mapeamento, análise e monitoramento: Em todos os níveis e esferas. Análise de perfil e nível de influência de autoridades, políticos e  parlamentares. Monitoramento e acompanhamento de trâmites e processos;

Administração de Crises: análise da situação e do processo, identificação dos riscos e definição de cenários, posicionamentos e estratégias de ações para prevenção e controle com áreas do executivo, legislativo e judiciário.
É autor do livro “Do ponto de vista de Relações Públicas”, lançado em Junho de 2011.
É co-autor do livro “Obtendo Resultados em Relações Públicas”, organizado pela Profa. Dra.Margarida Krohling Kunsch e do livro “Relações Públicas Estratégicas”, organizado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.

Aula 1
Parte A:
• Por quê você está aqui?
• O que é Relações Governamentais para você?

• O momento político e as Relações Governamentais;
• Eliminar ruídos, desfazer preconceitos e separar malfeitos;
• Como o relacionamento lícito trás resultados e benefícios para todos;
• Reflexões: o universo de Relações Governamentais.

Parte B:
Contextualização
• Visão e Conceito – Relações Governamentais;
• Princípio, concepção e visão estratégica de planejamento e relacionamento;
• Atividades desenvolvidas por Relações Governamentais;
• Uma estratégia de ação para o momento atual: Advocacy.

Convergência de Interesses
• Indivíduos e Cidadãos;
• Empresas – Gerência Política e Ativismo Corporativo;
• Governo – Interesses, necessidades e tendências;
• Conquistas em tempos de paz, segurança em tempos de crise;
• Reflexões: a convergência de interesses – propósitos e ativismo.

Aula 2
Parte A:
Conceitos e Princípios
• A Constituição Federal;
• A garantia dos Direitos Humanos;
• Soberania Popular ou Política;
• Reflexões: o que fazer para ser atuante e garantir a soberania popular.

Casas Legislativas
• O Congresso – Senado e Câmara Federal;
• As Assembleias Legislativas;
• As Câmaras de Vereadores.

Parte B:
Divisão dos Poderes
• Poder Executivo, Legislativo, Judiciário;
• Reflexões: autonomia, harmonia, influência ou interferência.

Administração Pública
• A Administração Direta e Indireta;
• Políticas Públicas;
• Reflexões: a sociedade demanda, o governo interpreta e age.

Aula 3
Parte A: Processos e Mecanismos
• Análise dos mecanismos eficazes para o momento atual;

Políticas Públicas
• Do governo para a população x da população para o governo;
Advocacy
• Uma ação eficaz de iniciativa privada com caráter político

Parte B : Processos e Mecanismos
Grass Roots
• Mobilização nas comunidades, Monitoramento in loco
Lobby
• Instrumento legítimo de relacionamento, articulação e influência
Administração de Crises
• Crises e RelGov fazem parte do mesmo processo

Aula 4
Parte A
Seminário com convidados
• Relações do Governo com a Sociedade
• Relações das Empresas com o Governo

Aula 5
Parte A
• Programa de Relações Governamentais
• Processo e Mecanismo
• Perfil Profissional – Posturas e Atitudes
• Materiais de Relacionamento – Torre de Influenciadores
• Divulgação e Marketing – Campanhas internas e externas

Parte B
• Reflexões finais
• Propósitos e Objetivos
• Entendimento e compreensão
• Resultado Geral

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).