Redação Corporativa

Aprenda a produzir textos para o ambiente empresarial

Lista de espera

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Horário

    Carga horária 14 horas

  • Palestrante

    Vivian Cristina Rio Stella

  • Investimento

    R$500,00

Inscrição

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Apresentação

Apresentação do curso
No mundo corporativo, é cada vez mais comum realizar negociações, solicitar tarefas, agilizar processos ou tratar de temas diversos por e-mail. No entanto, nem sempre os textos produzidos são eficientes, seja por falta de clareza ou de organização, pela escolha de palavras inadequadas ou excessivamente informais, pela pouca objetividade e até mesmo por erros gramaticais. Os impactos diretos são, principalmente, o retrabalho e os conflitos. Neste curso, os profissionais
desenvolverão essa importante habilidade de escrever de forma eficiente, organizada, clara, concisa, coerente e correta, pois, no mercado profissional atual, a comunicação escrita é um dos cartões de visita das empresas e de seus colaboradores.

Objetivos
Capacitar os participantes a redigir textos empresariais (e-mails ou relatórios) objetivos, claros, organizados, concisos, polidos e corretos gramaticalmente.
Habilitar os participantes a identificar e utilizar os recursos textuais que tornam os textos eficientes.

Público Alvo
Profissionais da comunicação, estudantes, professores e demais interessados no tema.

Vivian Cristina Rio Stella
Pós-doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Graduada e doutora em Sociolinguística pela Unicamp. Sócia-fundadora da VRS Cursos. Ministra cursos e palestras sobre Comunicação Empresarial há mais de dez anos em diversas empresas de diferentes segmentos. É filiada e instrutora da Aberje, professora de graduação da Unianchieta e atua nas consultorias Integração Escola de Negócios, Atingire, DressCode e 42 Formas. Já ministrou cursos sobre Redação Acadêmica na Unicamp e na COGEAE (PUC-SP)

Temas Abordados
• O papel da comunicação escrita no contexto corporativo;
• Comunicação escrita e formação de imagens do profissional e da empresa;
• Pilares da netiqueta;
• Como elaborar e-mails de acordo com a Netiqueta: o que é recomendado e não recomendado;
• Casos especiais: abreviações, cópia oculta, múltiplos destinatários, configurações específicas do outllook;
• A importância do planejamento para uma comunicação escrita eficaz;
• Critérios para um planejamento eficaz: características do leitor(es) e objetivo da mensagem;
• Organização das ideias: padrões que favorecem a compreensão da mensagem;
• Clareza e a escolha de palavras;
• Itens que devem ser evitados: verbos e palavras curingas, palavras imprecisas, expressões informais;
• Estratégias de persuasão e impessoalização que favorecem a clareza;
• O uso adequado de estrangeirismos e de jargões técnicos;
• Concisão: característica valorizada no contexto empresarial;
• Técnicas para tornar um texto conciso;
• Armadilhas da concisão: texto excessivamente direto, falta de elementos de realce, falta de clareza e escrita telegráfica;
• Atualização gramatical: concordância e vícios de linguagem.

Pessoa física
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00)
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física)

Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito Corporativo – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
– Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
– Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

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