Redação Corporativa

Aprenda a produzir textos para ambientes empresariais

Informações

  • Local

    Curso online (ao vivo)

  • Data

    11, 13, 18 e 20 de fevereiro de 2025 (terças e quintas-feiras)

  • Horário

    19h às 22h (12h total)

  • Palestrante

    Vivian Cristina Rio Stella

  • Investimento

    R$520,00

Inscrição

Apresentação

Curso online (ao vivo) – Aulas em uma plataforma exclusiva com interação em tempo real.

Objetivos
Capacitar os participantes a redigir textos empresariais (e-mails ou relatórios) objetivos, claros, organizados, concisos, polidos e corretos gramaticalmente.
Habilitar os participantes a identificar e utilizar os recursos textuais que tornam os textos eficientes.

Público Alvo
Profissionais da comunicação, estudantes, professores e demais interessados no tema.

Vivian Cristina Rio Stella

Pós-doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Graduada e doutora em Sociolinguística pela Unicamp. Ministra cursos e palestras sobre Comunicação Empresarial há mais de dez anos em diversas empresas de diferentes segmentos. É filiada e instrutora da Aberje, professora de graduação da Unianchieta e atua nas consultorias Integração Escola de Negócios, Atingire, DressCode e 42 Formas. Já ministrou cursos sobre Redação Acadêmica na Unicamp e na COGEAE (PUC-SP)

Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

Temas Abordados

  • O papel da comunicação escrita no contexto corporativo;
  • Comunicação escrita e formação de imagens do profissional e da empresa;
  • Pilares da netiqueta;
  • Como elaborar e-mails de acordo com a Netiqueta: o que é recomendado e não recomendado;
  • Casos especiais: abreviações, cópia oculta, múltiplos destinatários, configurações específicas do outllook;
  • A importância do planejamento para uma comunicação escrita eficaz;
  • Critérios para um planejamento eficaz: características do leitor(es) e objetivo da mensagem;
  • Organização das ideias: padrões que favorecem a compreensão da mensagem;
  • Clareza e a escolha de palavras;
  • Itens que devem ser evitados: verbos e palavras curingas, palavras imprecisas, expressões informais;
  • Estratégias de persuasão e impessoalização que favorecem a clareza;
  • O uso adequado de estrangeirismos e de jargões técnicos;
  • Concisão: característica valorizada no contexto empresarial;
  • Técnicas para tornar um texto conciso;
  • Armadilhas da concisão: texto excessivamente direto, falta de elementos de realce, falta de clareza e escrita telegráfica;
  • Atualização gramatical: concordância e vícios de linguagem.

Pessoa física Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas de valor mínimo em R$ 100,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física). Pessoa jurídica No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços). Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas mínimas de R$ 100,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected]

Baixar manual em PDF

Compartilhe