Produção de texto para Telejornalismo

Desenvolva a escrita no telejornalismo através de exercícios práticos

Carga horária 14 horas

Rosane Baptista

Desenvolver a escrita no telejornalismo através de exercícios práticos. Vamos lidar com notas, com matérias de telejornal, conhecer termos e jargões usados dentro das redações, discutir casos e, por fim, conversar com um profissional que está atuando no mercado e produzir material sobre a entrevista.

Público-alvo
Universitários e jovens profissionais de jornalismo, rádio e tv e todos os que se interessem pelo noticiário televisivo.

Rosane Baptista
Jornalista com longa carreira em televisão. Começou como repórter e depois atuou como editora de texto nas TVs Manchete, Cultura e Globo. Na TV Globo, foi editora de texto de jornais locais, Jornal da Globo e, por seis anos, do Jornal Nacional. Também foi editora-chefe do JN em São Paulo e da Globo News de SP. É mestre em Comunicação na Contemporaneidade .pela Faculdade Cásper Líbero.

– O texto jornalístico: como contar uma história com as dificuldades impostas pela televisão, como reconhecer o que é essencial. O confronto com o tempo: escrever curto, escrever rapidamente. Apresentação dos formatos telejornalísticos: notas peladas, notas cobertas e texto de reportagens, os chamados “offs”. Armadilhas num texto de telejornal. O que evitar e o que não escrever nunca;
– Prática: escrever notas sem apoio de imagens, as notas peladas ou secas / reescrever, e melhorar, notas já prontas / reduzir um texto, ou “enxugar uma nota”, como se diz nas redações / escrever nota a partir de uma entrevista, as chamadas “sonoras”/ escrever nota que preveja uso de trecho da entrevista;
– Discussão do material;
– Notas cobertas por imagens: relação texto/imagem; aproveitamento eficiente das imagens com o objetivo de acelerar a compreensão da mensagem; como valorizar imagens;
– Prática: escrever notas cobertas com diferentes graus de dificuldade. As imagens serão apresentadas pela professora;
– Reportagem: a sequência da narrativa; quem informa o quê; clareza x beleza: detalhes que valorizam ou empobrecem o texto. Texto simples e não simplório;
– Análise de reportagens exibidas em telejornais.
– Prática 1: escrever texto de reportagem a partir de material exibido em telejornais. Em seguida confrontaremos o que foi produzido pelos alunos com o texto da reportagem exibida;
– Prática 2: escrever texto de reportagem a partir de material bruto (que será fornecido pela professora).
– Entrevista com convidado – profissional com atuação diária no telejornalismo atual falará sobre texto na televisão. Os alunos deverão produzir material sobre o encontro.
– Análise do material produzido na aula anterior;
– Observação crítica de reportagens que foram ao ar nos principais telejornais do país, discussão dos exemplos;
– Discussão e reforço dos principais pontos desenvolvidos no curso.

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).