Práticas de Facilitação na Jornada de Comunicação e Negócios

Seja um facilitador nas relações corporativa

Carga horária 24 horas

Viviane Mansi e William A. Cerantola

Objetivo
Apresentar, debater e praticar o uso de conceitos e ferramentas de facilitação de pequenos a grandes grupos em ocasiões de reuniões internas, reuniões externas, treinamentos ou grupos de trabalho. Preparar os participantes para aplicar e vivenciar as práticas de facilitação no decorrer da jornada de comunicação (abertura; engajamento; compartilhamento de experiências; tomada de decisão e ação)

Profissionais de comunicação e recursos humanos, líderes de equipes, facilitadores, líderes sociais e empreendedores. Profissionais de organizações privadas, públicas e não governamentais.

Viviane Mansi
Relações Públicas formada pela Cásper Líbero, pós-graduada em Liderança pela Fundação Dom Cabral, em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em comunicação pela Cásper Líbero. Atualmente faz doutorado em Construcionismo Social pelo Taos Institute (EUA). Já trabalhou com empresas como MSD, Takeda, GE e Votorantim Cimentos, além de dar consultoria em empresas dos setores de construção civil, educação básica, agribusiness. Dá aula desde 2002, nas mais conceituadas escolas de Comunicação e Negócios do Brasil.
Entre os reconhecimentos que já recebeu destacam-se o de uma das melhores profissionais de comunicação da região Sudeste (Mega Brasil), uma das profissionais mais admiradas em Comunicação e PR no Brasil (pela pesquisa conduzida pela Scopen), dois prêmios Opinião Pública (gerenciamento de crise e orientação de projeto experimental), Prêmio USP de Comunicação (com o case de gestão integrada de projetos ambientais) e Lupa de Ouro pela estratégia de posicionamento de responsabilidade da Takeda. Tem 16 livros publicados, como autora, articulista e/ou organizadora, além de publicações em revistas científicas como a Harvard Business Review. Escreve regularmente para o Linkedin.

William A. Cerantola
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduado em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de vComunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Gestcorp ECA-USP). É mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo(FEA-USP) e formado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Atua como professor e pesquisador em comunicação e marketing pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CEACOM ECA-USP).

DIA 1
Conceitos contemporâneos da comunicação nas organizações:
• Mudanças da comunicação nas organizações
• Comunicação e engajamento
• Diálogo
• Comunicação e neurociência
• Escuta ativa

Jornada de Comunicação:
• Etapas da jornada de comunicação: abertura; engajamento; compartilhamento de experiências; tomada de decisão e ação.
• Comunicação como Abertura
• Quebra gelo
• Rodas concêntricas
• Experiência oculta