O Novo Marketing Esportivo (IBOPE)

Desenvolva técnicas específicas nas áreas de comunicação, gerenciamento de crise e relacionamento nas mídias no ambiente esportivo

Fundação Cásper Líbero

40 horas (carga horária total)

José Colagrossi

Este curso é aberto a estudantes universitários em geral, pesquisadores, profissionais de comunicação, marketing, PR, propaganda, ou áreas de suporte a estas atividades, profissionais que trabalham ou trabalharam com esporte, assim como qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer melhor o business do esporte ou planeja ingressar na atividade.

Prover os alunos com os conhecimentos teóricos combinados com casos reais (business cases) e simulação em sala de aula de marketing esportivo, focando, especificamente, nas áreas de: marketing e comunicações, analise e eficiência de patrocínio, impacto das novas mídias, gestão de crises, engajamento com atletas-celebridade, relacionamento com a mídia em suas diferentes plataformas e seu planejamento e também organização de eventos.

José Colagrossi
É uma das maiores autoridades em marketing esportivo do país. Diretor executivo do IBOPE Repucom, maior empresa do setor do mundo e moeda da indústria de patrocínios esportivos, culturais, institucionais e promocionais. José Colagrossi trabalha diretamente com os maiores clubes, federações, emissoras, agências, atletas e patrocinadores no Brasil. Palestrante regular  no país e exterior, faz apresentações em eventos como ABA Esportes, Maximídia, Footecon e Sport Business. Formado em marketing pela Fairleigh Dickinson University e com Mestrado pela Columbia University, foi também professor universitário nos Estados Unidos e no Brasil.

– Histórico do marketing esportivo no Brasil;
– Objetivos do marketing esportivo;
– Evolução da metodologia de pesquisa e análise de eficiência;
– Comparativo de metodologia de pesquisa;

– O marketing esportivo e patrocínio em futebol;
– Análise do impacto da gestão nos resultados dos clubes;
– O desafio de organizar o calendário;
– A difícil relação entre futebol e televisão.

– O marketing esportivo e patrocínio em outros esportes;
– Como o Banco do Brasil se tornou o “dono” do voleibol brasileiro;
– O desafio do patrocínio em esportes considerados violentos;
– O marketing esportivo e as olimpíadas.

–O marketing esportivo e patrocínio no mundo digital;
–Como as mídias sociais estão transformando a indústria;
–O marketing esportivo na era do atleta celebridade;
–O marketing esportivo na era dos super-eventos.

– Gerenciando crises;
– Como interagir com os fãs em momentos de estresse;
– Como usar as mídias sociais como ferramenta de evangelização.
– Como identificar aliados, inimigos e outros influenciadores

– Como avaliar os resultados;
– O modelo ROE – Retorno em exposição de marca;
– O modelo ROI – Retorno em investimento da marca;
– O modelo ROO – Retorno nos objetivos da marca.

– O marketing esportivo atual;
– Como o Brasil se compara com US e Europa;
– Como a crise do futebol afetou o marketing esportivo;
– A nova “coqueluche” do mercado: o ROE, retorno no engajamento.

– Planejamento de eventos esportivos.

Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00)
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física)