O Novo Marketing Esportivo (IBOPE)

Desenvolva técnicas específicas nas áreas de comunicação, gerenciamento de crise e relacionamento nas mídias no ambiente esportivo

Fundação Cásper Líbero

40 horas (carga horária total)

José Colagrossi

Este curso é aberto a estudantes universitários em geral, pesquisadores, profissionais de comunicação, marketing, PR, propaganda, ou áreas de suporte a estas atividades, profissionais que trabalham ou trabalharam com esporte, assim como qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer melhor o business do esporte ou planeja ingressar na atividade.

Prover os alunos com os conhecimentos teóricos combinados com casos reais (business cases) e simulação em sala de aula de marketing esportivo, focando, especificamente, nas áreas de: marketing e comunicações, analise e eficiência de patrocínio, impacto das novas mídias, gestão de crises, engajamento com atletas-celebridade, relacionamento com a mídia em suas diferentes plataformas e seu planejamento e também organização de eventos.

José Colagrossi É uma das maiores autoridades em marketing esportivo do país. Diretor executivo do IBOPE Repucom, maior empresa do setor do mundo e moeda da indústria de patrocínios esportivos, culturais, institucionais e promocionais. José Colagrossi trabalha diretamente com os maiores clubes, federações, emissoras, agências, atletas e patrocinadores no Brasil. Palestrante regular  no país e exterior, faz apresentações em eventos como ABA Esportes, Maximídia, Footecon e Sport Business. Formado em marketing pela Fairleigh Dickinson University e com Mestrado pela Columbia University, foi também professor universitário nos Estados Unidos e no Brasil.

Módulo 1 – Histórico do marketing esportivo no Brasil; – Objetivos do marketing esportivo; – Evolução da metodologia de pesquisa e análise de eficiência; – Comparativo de metodologia de pesquisa; Módulo 2 – O marketing esportivo e patrocínio em futebol; – Análise do impacto da gestão nos resultados dos clubes; – O desafio de organizar o calendário; – A difícil relação entre futebol e televisão. Módulo 3 – O marketing esportivo e patrocínio em outros esportes; – Como o Banco do Brasil se tornou o “dono” do voleibol brasileiro; – O desafio do patrocínio em esportes considerados violentos; – O marketing esportivo e as olimpíadas. Módulo 4 –O marketing esportivo e patrocínio no mundo digital; –Como as mídias sociais estão transformando a indústria; –O marketing esportivo na era do atleta celebridade; –O marketing esportivo na era dos super-eventos. Módulo 5 – Gerenciando crises; – Como interagir com os fãs em momentos de estresse; – Como usar as mídias sociais como ferramenta de evangelização. – Como identificar aliados, inimigos e outros influenciadores Módulo 6 – Como avaliar os resultados; – O modelo ROE – Retorno em exposição de marca; – O modelo ROI – Retorno em investimento da marca; – O modelo ROO – Retorno nos objetivos da marca. Módulo 7 – O marketing esportivo atual; – Como o Brasil se compara com US e Europa; – Como a crise do futebol afetou o marketing esportivo; – A nova “coqueluche” do mercado: o ROE, retorno no engajamento. Módulo 8 – Planejamento de eventos esportivos.

Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00)
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física)

Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br