Mídias Sociais para Jornalistas

Aprenda noções de estratégias digitais para Jornalistas

29 e 30 de Janeiro de 2018

Stefanie C. da Silveira

Entender o comportamento do público diante e com a mídia social digital e como isso interfere na produção das notícias. O curso aborda tanto os desafios que impõe ao jornalismo, barreiras no processo informativo, “aceleração do tempo” e ampliação de habilidades demandas dos profissionais, como as oportunidades de renovação das reportagens e a ampliação da difusão quantitativamente e qualitativamente.

Estudantes e profissionais de Jornalismo.

Stefanie C. da Silveira é jornalista, mestre em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS e doutoranda em Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). Sua atuação profissional inclui passagens pela Folha de São Paulo, Editora Abril, Agência de Notícias EFE, jornal Zero Hora e assessorias de imprensa.
Seu foco é em estratégia digital, atuando nas áreas de arquitetura de informação, experiência do usuário, conteúdo, métricas e audiência.
Atua como jornalista em São Paulo, pesquisadora de mídias digitais do grupo COM+ na USP e professora de jornalismo digital e arquitetura de informação. Como pesquisadora, seus trabalhos abrangem os seguintes temas: jornalismo digital, tecnologias de comunicação e informação, cultura da convergência, além de processos comunicacionais.

1. Comunicação Digital Social:
• Papel da comunicação: Publicidade, RP e Jornalismo, cada um em seu “quadrado”
• Comportamento do público
• Offline x digital ou offline em meio ao digital

2. Planejamento
• Premissas do planejamento
• Plano editorial
• Territórios e editorias
• Persona
• Tom de voz
• Frequência x investimento de mídia/alcance canal

3. Jornalismo e tecnologias da informação: elementos humanos e não-humanos
• Radar e busca de pauta
• Apuração e reportagem
• Ferramentas e plataformas
• Rotinas, linguagens e formatos
• Instância do ao vivo e segunda tela
• Narrativa pirâmide deitada

4. Jornalismo: desafios e oportunidades
• Pontos de atenção
• Oportunidades: ampliação do alcance da mensagem, comunicação de nicho, consumidorprodutor
e produtor-consumidor, redução de custos
• Papel dos veículos (rádio, TV, impresso e portais de notícias) e dos jornalistas
• Cases: aprendizados e tendências

5. Atividade prática

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).