Jornalismo e Gastronomia – História e Crítica

Domine o cenário gastronômico para cobertura jornalística

20 e 27 de outubro de 2018 (sábado)

8h30 às 17h30 (Carga horária 16 horas)

Joana de Moraes Monteleone

Objetivo
O objetivo do curso é apresentar novos temas, objetos e fontes para os interessados em estudar a história da alimentação. Campo novo por excelência dentro da história, e com poucos estudos no Brasil, a história da alimentação – e, por analogia, dos hábitos à mesa e das maneiras de preparar e consumir os alimentos – é terreno fértil para discussões que envolvem diferentes fontes documentais e campos do saber. É preciso cruzar informações que veem dos mais diversos lugares, como relatos, memórias, diários, romances, poesias, notícias de jornais, livros de etiqueta, livros de receitas.

Estudantes de graduação/pós-graduação e profissionais procedentes das áreas de Jornalismo, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Economia, História, Letras, Nutrição, Administração e que queiram desenvolver conhecimentos específicos sobre a história da alimentação, com ênfase em história, jornalismo, crítica gastronômica.

Joana de Moraes Monteleone
(Pós-Doutoranda Departamento de História – Unifesp/Guarulhos) Formação: Bacharel em Ciências da Comunicação PUC_SP, Mestre em História Econômica pela FFLCH/USP e Doutor em História Econômica pela FFLCH/USP.
Atuação: Atualmente faz estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/Guarulhos). Dá aulas de História da Alimentação no Engenho dos Erasmus desde 2007. E autora de Sabores Urbanos: alimentação, sociabilidade e consumo, São Paulo 1828-1910 (Alameda Casa Editorial, 2015) e Toda comida tem uma história (Oficina Raquel, 2017). Área de Pesquisa: Desenvolve pesquisa na área de Economia, História e Consumo, com ênfase em História da Alimentação, História da Moda e História das mulheres.

Aula 1
Apresentação do curso. O que é História da Alimentação?
Bibliografia:
CARNEIRO, Henrique MENESES, Ulpiano. “A história da alimentação balizas historiográficas”. In: Anais do Museu Paulista, São Paulo, jan-dez 1997, vol. 5, p. 9-91.
FLANDRIN, Jean-Louis e MONTANARI, Massimo. História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

Aula 2
Por uma teoria da História da Alimentação
Bibliografia:
MONTANARI, Massimo. A fome e a abundância: uma história da alimentação da Europa. Bauru: Edusc, 2003.
MONTANARI, Massimo. O mundo na cozinha: história, identidades, trocas. São Paulo: Senac/ Estação Liberdade, 2009.
TANNAHILL, Reay. Food in history. Londres: Penguin, 1988

Aula 3
A expansão do gosto e o livro de receitas da D. Maria
HENRIQUEZ, Francisco da Fonseca. Âncora medicinal. São Paulo: Ateliê, 2004.
LIVRO DE COZINHA DA INFANTA D. MARIA. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987.
RIGAUD, Lucas. Cozinheiro moderno ou nova arte de cozinha. Lisboa: Colares, 1999.
RODRIGUES, Domingos. Arte de cozinha. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987.
Roteiro e notícias de São Paulo Colonial. Coleção Paulística. São Paulo: Governo do Estado de S. Paulo, 1977.

Aula 4
Chá café e chocolate: os estimulantes modernos. A arte de viver na época das luzes
Bibliografia:
Hedonismo e exotismo: a arte de viver na época das luzes
CAMPORESI, Piero. Hedonismo e Exotimso: a arte de viver na época das luzes. São Paulo: Unesp, 1990.

Aula 5
O nascimento dos restaurantes
Bibliografia:
SPANG, Rebecca. A invenção do restaurante: Paris e a moderna cultura gastronômica. Rio de Janeiro: Record, 2000.
BRILLIAT-SAVARIN. A fisiologia do gosto. Rio de Janeiro: Salamandra, 1989.

Aula 6
Cozinha e industrialização
Bibliografia:
FRANCATELLI, Charles Eliné. Um simples livro de culinária para as classes trabalhadoras. São Paulo: Angra, 2001.
GLASSE, Hannah. Art of cookery. Bedford: Applewood, 1997.

Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).