Jornalismo de Viagem

Desenvolva técnicas de reportagem e texto compartilhando experiências da estrada

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Data

    28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019

  • Horário

    19h às 22h (Carga horária 15 horas)

  • Palestrante

    Daniel Nunes Gonçalves

  • Investimento

    R$600,00

Inscrição

Apresentação

Objetivos
A proposta do curso é apresentar uma visão realista dessa carreira que muita gente vê como o ofício dos sonhos. Como vender uma pauta de viagem? De que forma descrever bem uma cachoeira, um hotel, uma experiência inspiradora? Existe furo, reportagem de verdade, responsabilidade socioambiental nesse universo? Com debates, leituras e exercícios, o curso mostra que essa pode ser uma profissão sustentável. E que, embora nem tudo sejam flores na estrada, o prazer de achar um bom lugar ao sol compensa.

Público alvo
Este é um curso para pessoas que não temem o desafio de transformar paixão em ofício. Foi pensado para jornalistas, estudantes, blogueiros e viajantes com outras formações dispostos a desenvolver técnicas para contar histórias de viagem interessantes nas mais variadas plataformas, como blogs, revistas, jornais, vídeos e livros-reportagem.

Daniel Nunes Gonçalves
Desde que começou a escrever sobre viagens, em 1991, ainda no segundo ano da faculdade de jornalismo, Daniel Nunes Gonçalves nunca mais parou. Escrever e viajar são suas maiores paixões, desenvolvidas em jornadas a cerca de cinquenta países. Publicou nove livros e seis guias de viagem, além de centenas de reportagens em cinco línguas e sete países para veículos como
National Geographic, Discovery, GQ, Go Outside, O Estado de São Paulo, UOL e The Traveller. No Brasil, fez parte das equipes de Quatro Rodas, Os Caminhos da Terra, Veja, Veja São Paulo e RED Report. Desde 2010 se dedica também à produção de conteúdo de viagens para marcas do segmento do turismo, tema de seu mestrado em narrativas de viagem pela Faculdade Cásper Líbero.

Importante – Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

Aula 1
Pauta e pré-produção da viagem
• Storytelling de viagem pós-revolução digital: um mercado em ebulição
• Dos desbravadores aos stories, as boas narrativas da estrada
• Escritores e viajantes contadores de histórias no Brasil e no mundo
• Beabá do jornalismo: pensando em pauta, pesquisa, produção, texto, edição
• Pauta: como escolher qual história contar – e de que forma vendê-la
• Pesquisa, planejamento e pré-produção em viagens e em turismo
• Análise e exercícios de pautas de viagem conforme o público a atingir

Aula 2
Reportagem e entrevista em campo
• Quem procurar e técnicas para fazer entrevistas objetivas em viagem
• Técnicas de reportagem e de como “esquentar” uma pauta de destino
• Furos e exemplos de bom jornalismo no segmento do turismo
• Descondicionamento do olhar: como limpar e alternar pontos de vista
• Organização para registro das experiências em diferentes plataformas
• Quando a informação tem que ser transmitida durante a apuração
• Jornada do Herói: desafios do narrador, do viajante e do anfitrião

Aula 3
Texto, estilo e edição pós-viagem
• Análise de textos de viagem em impresso, digital, audiovisual, podcast
• Linguagem: diário, literatura, jornalismo, blogging, serviço, publicidade
• Fórmulas de esqueleto, lead, fio condutor, costura e fechamento
• O essencial na hora de colocar a experiência no papel – e com estilo
• Narrativa em primeira pessoa x narrativa em terceira pessoa
• Abaixo o “paraíso”: fugindo do óbvio, dos adjetivos e dos clichês
• Edição, revisão, checagem de dados

Aula 4
Narrativas em múltiplos formatos e mídias
• Histórias para inspirar, para informar ou para prestar serviço?
• Os segredos do “how to”, o jornalismo útil
• Crítica de hotéis x apresentação de destino x descrição de experiências
• Estratégia transmídia e como distribuir o conteúdo em várias plataformas
• Livros-reportagem, documentários e minidocs: narrativas aprofundadas
• Narrativas imagéticas, artísticas, poéticas e audiovisuais
• Influencers: subjetividade x superexposição na sociedade do espetáculo

Aula 5
Mercado e conteúdo para marcas do turismo
• Empreendendo com a mentalidade de ser seu próprio veículo publicador
• Press trips, ética e o relacionamento com o trade e com as marcas
• Expedições e projetos pessoais: o desafio multimídia e financeiro
• Storytelling e tendências do marketing de conteúdo hoje
• Os universos de editorial, publicidade e relações-públicas em fusão
• Cases de construção de identidade das marcas de viagem e lifestyle
• Estilo de vida: o prazer, a disciplina e os inconvenientes da vida nômade
• Primeiros passos: como sugerir pautas

Pessoa física
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).

Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).

Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.

Cartão de Crédito Corporativo – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
– Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
– Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

Baixar manual em PDF

Compartilhe