Jornalismo de Viagem

Desenvolva técnicas de reportagem e texto compartilhando experiências da estrada

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Data

    5, 6, 8, 9, 12, 13, 15 e 16 de março de 2018 (segunda a sexta, exceto quartas)

  • Horário

    19h às 22h (Carga horária 24 horas)

  • Palestrante

    Daniel nunes Gonçalves

  • Investimento

    R$550,00

Inscrição

Apresentação

Objetivos
A proposta do curso é apresentar uma visão realista dessa carreira que muita gente vê como o ofício dos sonhos. Como vender uma pauta de viagem? De que forma descrever bem uma cachoeira, um hotel, uma experiência inspiradora? Existe furo, reportagem de verdade, responsabilidade socioambiental nesse universo? Com debates, leituras e exercícios, o curso mostra que essa pode ser uma profissão sustentável. E que, embora nem tudo sejam flores na estrada, o prazer de achar um bom lugar ao sol compensa.

Público Alvo
Este é um curso para pessoas que não temem o desafio de transformar paixão em ofício. Foi pensado para jornalistas, estudantes, blogueiros e viajantes com outras formações dispostos a desenvolver técnicas para contar histórias de viagem interessantes nas mais variadas plataformas, como blogs, revistas, jornais, vídeos e livros-reportagem.

Daniel Nunes Gonçalves
A primeira reportagem de Daniel Nunes Gonçalves foi sobre a rota do frango com polenta, na Avenida Demarchi em São Bernardo (SP), no segundo ano de faculdade. Desde aquela ‘viagem’ para a Quatro Rodas ele nunca mais parou. Foi repórter e editor em revistas como Veja, Veja São Paulo e Os Caminhos da Terra, e colabora com O Estado de São Paulo, UOL, GQ, Viagem e Turismo e National Geographic. Esteve em 40 países, publicou seis livros, seis guias de viagem e assina o blog Same Same (samesame.com.br).

Módulo 1, introdução e pauta:
• O travel-writing pós-revoluçã o digital;
• Contexto: um mercado em ebulição;
• Dos desbravadores aos snapchaters, as boas histórias da estrada;
• Escritores inspiradores no Brasil e no mundo + bibliografia recomendada;
• Diferenças entre diário, literatura, jornalismo, blogging;
• Beabá do jornalismo: pensando em pauta, produção e texto;
• Pauta: como escolher qual história contar – e de que forma vendê-la;
• Análise de boas pautas de viagem;

Módulo 2, pesquisa, produção e pré-apuração:
• Pesquisa, planejamento e pré-produção da viagem;
• Quem procurar – e como fazer entrevistas objetivas;
• Press trips, ética e o relacionamento com o trade;
• Análise da importância dos entrevistados e personagens nas narrativas;
• Técnicas de entrevista;

Módulo 3, reportagem:
• Furo, verdade e boa reportagem no universo do turismo;
• Quais os ingredientes atraentes dos relatos de viagem? New Journalism, jornalismo especializado, jornalismo literário;
• Estratégia e produção transmídia;
• Como distribuir o conteúdo em várias plataformas;
• Análise de histórias de viagem em diferentes mídias;
• Descondicionamento do olhar: como alternar pontos de vista;
• Quando e como checar os dados?
• Escrever durante ou após a viagem?

Módulo 4, texto:
• Be-a-bá do bom storytelling e da escrita criativa;
• A trajetória do herói;
• Os mitos das jornadas do viajante;
• O essencial na hora de colocar a experiência no papel;
• Os cuidados no uso da narrativa em primeira pessoa x narrativa em terceira pessoa;
• Abaixo o “paraíso”: fugindo do óbvio e dos clichês nas narrativas de viagem;
• Soluções para aberturas, fios condutores e fechamentos de textos;
• Análise de estilos de narrativa;
• Textos para impressos x audiovisual x blogs x mídias sociais;

Módulo 5, linguagem e estilo:
• Como encontrar seu diferencial como contador de histórias;
• A busca de sua própria voz: uma questão de estilo;
• O bom travel writer é um observador atento e curioso;
• Histórias para inspirar, para informar, para prestar serviço;
• Os segredos do “how to”, o jornalismo útil;
• Crítica de hotéis x apresentação de destino x descrição de experiências;
• Narrativas infanto-juvenis;
• Subjetividade x superexposição na sociedade do espetáculo;

Módulo 6, narrativas audiovisuais:
• Vlogs, drones, 360° e as novas ferramentas;
• Como construir um canal de viagem no YouTube;
• Introdução à fotografia de viagem;
• Lições dos nômades digitais;
• Documentários e minidocs;
• Referências de narrações poéticas e experimentais;
• Podcasts;
• Narrador presente ou narrador ausente;

Módulo 7, conteúdo para marcas:
• Veículos, publicidade e relações-públicas em fusão;
• Cases de sucesso multimídia comercial e sustentável;
• Linguagem de marketing x linguagem de jornalismo independente;
• Como construir a identidade das marcas de viagem e lifestyle;
• Os riscos de ser e de contratar um influencer;
• Tendências do marketing de conteúdo hoje;

Módulo 8, o mercado:
• Desafios da contemporaneidade: novos rumos do storytelling;
• Desenvolvendo a mentalidade de ser seu próprio veículo publicador;
• Como abrir os próprios caminhos e sugerir pautas para a órgãos de imprensa;
• Expedições e livros-reportagem: o desafio multimídia e financeiro;
• Estilo de vida: o prazer, a disciplina e os inconvenientes da itinerância;
• Caminhos para lançar, sustentar e avançar na carreira de travel writer;

Pessoa física
Boleto – Valor integral. O boleto tem 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito – Parcelas com valor mínimo de R$ 200,00.

Pessoa jurídica
No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).

Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
– Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
– Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

Baixar manual em PDF

Compartilhe