Jornalismo de Moda – Teoria e Prática

Aprimore seu repertório e conheça fundamentos e técnicas

12, 19 e 26 de agosto de 2017 (3 sábados)

9h às 13h (Carga horária 12 horas)

Alcino Leite Neto

O objetivo do curso é fornecer aos alunos fundamentos e técnicas para o exercício do jornalismo de moda, preparando-os para atuar nessa profissão ou, caso já atuem, oferecendo-lhes meios de aprimorar o seu trabalho.

O curso é dirigido a todos os que desejam se tornar jornalistas de moda, em qualquer mídia.
Não é exigida formação prévia em jornalismo.

Alcino Leite Neto
Foi editor de “Moda” da “Folha de S.Paulo”. No mesmo jornal, foi editor da “Ilustrada”, de cadernos especiais e correspondente em Paris. Atualmente, é editor da Três Estrelas, editora de livros de não-ficção e jornalismo do Grupo Folha e também faz parte da equipe de articulistas da “Folha de S.Paulo”. É formado em jornalismo pela PUC-MG e é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

AULA 1 – VALOR E FUNÇÃO DA NOTÍCIA
Parte 1 (2h de duração)
Valor e função da notícia: o que merece ser noticiado. As diferentes mídias e linguagens: jornais,revistas, televisão, rádio e internet. A formação do jornalista: especialização, qualificações e objetivos. Questões críticas e éticas da atividade jornalística. As vantagens da independência. Os diversos lados da notícia. Definição do leitor: para quem se escreve (ou se fala) e como. Etiqueta
da interação com os leitores.

Parte 2 (2h de duração)
Breve história do jornalismo de moda desde o século 19 até hoje. A notícia de moda: fatos, personagens, desfiles e tendência. Lugar da moda na cultura e na sociedade. Função e lugar da imagem no jornalismo de moda.  Desdobramentos da tradição jornalística na mídia eletrônica: sites noticiosos, blogs pessoais e redes sociais.

AULA 2 – TEORIA E PRÁTICA DA REPORTAGEM
Parte 1 (2h de duração)
Os diferentes modelos de reportagem: o relato noticioso longo e breve, “hard news” e “soft news”, a entrevista, o perfil e o jornalismo narrativo. As etapas da reportagem: apuração, entrevistas, contextualização, cronologia e redação. Enfrentando a assessoria de imprensa. Técnicas de anotação. A escolha do ângulo de abordagem.
A montagem do plano da reportagem. O timing da escrita. A redação: a escolha das palavras certas. A tentação dos clichês: cuidados, riscos e vantagens. A fidelidade aos fatos e às declarações. Evitando erros: técnicas de releitura e revisão final. Diferenças entre a reportagem de moda em mídia impressa e mídia eletrônica. Pensando no leitor: clareza, didatismo e interação.

Parte 2 (2h de duração) – TEORIA
A preparação da entrevista: escolhendo os temas e as questões. Técnicas da entrevista: a pergunta certa na hora certa. On e off the record. A redação da entrevista: o formato pingue-pongue e a entrevista noticiosa. A entrevista de moda na TV e no rádio.
O perfil jornalístico de moda. O jornalista no universo das celebridades. A procura do personagem. A investigação prévia: reunindo histórias.  Entrevistas para a construção do perfil: descobrindo novidades e revelações. A importância da observação. A estrutura do texto: cronologia, frases, fatos e clímax. Redação do perfil: a dimensão narrativa.

AULA 3 – A EDIÇÃO JORNALÍSTICA E A CRÍTICA DE MODA
Parte 1 (2h de duração)
Instrumentos da edição jornalística: diagramação, títulos, fotos e infográficos. A importância da pré-edição. A construção dos títulos e subtítulos: a surpresa, a precisão e o esclarecimento. A revisão e sofisticação do lide. A pauta fotográfica e a seleção das fotos. A função dos infográficos e diagramas. A edição nos meios eletrônicos.

Parte 2 (2h de duração)
Valor e função da crítica. Origem e significado do desfile e das coleções de moda. Preparação intelectual: leitura, pesquisa e consultas. Preparação do olhar: atenção, interesse e curiosidade. Atenção aos contextos (geográficos, sociais e econômicos) da moda. Atenção aos signos específicos da moda: visualidade, performance e mixagem de estilos. As diferentes formas de crítica: escrita, oral e visual. A abordagem crítica: clareza, abrangência, liberdade, imparcialidade e contundência

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota saia com os dados da empresa; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago em até 15 dias úteis.
II. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero.
III. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
IV. Em caso de cancelamento do curso por falta de quórum será devolvido 100% do valor pago pelo participante.
V. Em caso de desistência, a devolução do valor pago seguirá os seguintes procedimentos:
– Desistência antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago em até 15 (quinze) dias úteis.
– Desistência após o início do curso e com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
VI. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso.
VII. O curso poderá ser cancelado por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VIII. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.

Todos os reembolsos terão o prazo de 15 dias úteis (após o envio dos dados bancários) para serem realizados e podem ser solicitados pelo e-mail [email protected]