Jornalismo de Moda – Teoria e Prática

Aprimore seu repertório e conheça ferramentas e técnicas para atuar no mundo da moda

Lista de espera

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Horário

    Carga horária 12 horas

  • Palestrante

    Alcino Leite Neto

  • Investimento

    R$500,00

Inscrição

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Apresentação

Objetivos
O objetivo do curso é fornecer aos alunos fundamentos e técnicas para o exercício do jornalismo de moda, preparando-os para atuar nessa profissão ou, caso já atuem, oferecendo-lhes meios de aprimorar o seu trabalho.

Público Alvo
O curso é dirigido a todos os que desejam se tornar jornalistas de moda, em qualquer mídia.
Não é exigida formação prévia em jornalismo.

Alcino Leite Neto
Foi editor de “Moda” da “Folha de S.Paulo”. No mesmo jornal, foi editor da “Ilustrada”, de cadernos especiais e correspondente em Paris. Atualmente, é editor da Três Estrelas, editora de livros de não-ficção e jornalismo do Grupo Folha e também faz parte da equipe de articulistas da “Folha de S.Paulo”. É formado em jornalismo pela PUC-MG e é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

AULA 1 – VALOR E FUNÇÃO DA NOTÍCIA
Parte 1 (2h de duração)
Valor e função da notícia: o que merece ser noticiado. As diferentes mídias e linguagens: jornais,revistas, televisão, rádio e internet. A formação do jornalista: especialização, qualificações e objetivos. Questões críticas e éticas da atividade jornalística. As vantagens da independência. Os diversos lados da notícia. Definição do leitor: para quem se escreve (ou se fala) e como. Etiqueta
da interação com os leitores.

Parte 2 (2h de duração)
Breve história do jornalismo de moda desde o século 19 até hoje. A notícia de moda: fatos, personagens, desfiles e tendência. Lugar da moda na cultura e na sociedade. Função e lugar da imagem no jornalismo de moda.  Desdobramentos da tradição jornalística na mídia eletrônica: sites noticiosos, blogs pessoais e redes sociais.

AULA 2 – TEORIA E PRÁTICA DA REPORTAGEM
Parte 1 (2h de duração)
Os diferentes modelos de reportagem: o relato noticioso longo e breve, “hard news” e “soft news”, a entrevista, o perfil e o jornalismo narrativo. As etapas da reportagem: apuração, entrevistas, contextualização, cronologia e redação. Enfrentando a assessoria de imprensa. Técnicas de anotação. A escolha do ângulo de abordagem.
A montagem do plano da reportagem. O timing da escrita. A redação: a escolha das palavras certas. A tentação dos clichês: cuidados, riscos e vantagens. A fidelidade aos fatos e às declarações. Evitando erros: técnicas de releitura e revisão final. Diferenças entre a reportagem de moda em mídia impressa e mídia eletrônica. Pensando no leitor: clareza, didatismo e interação.

Parte 2 (2h de duração) – TEORIA
A preparação da entrevista: escolhendo os temas e as questões. Técnicas da entrevista: a pergunta certa na hora certa. On e off the record. A redação da entrevista: o formato pingue-pongue e a entrevista noticiosa. A entrevista de moda na TV e no rádio.
O perfil jornalístico de moda. O jornalista no universo das celebridades. A procura do personagem. A investigação prévia: reunindo histórias.  Entrevistas para a construção do perfil: descobrindo novidades e revelações. A importância da observação. A estrutura do texto: cronologia, frases, fatos e clímax. Redação do perfil: a dimensão narrativa.

AULA 3 – A EDIÇÃO JORNALÍSTICA E A CRÍTICA DE MODA
Parte 1 (2h de duração)
Instrumentos da edição jornalística: diagramação, títulos, fotos e infográficos. A importância da pré-edição. A construção dos títulos e subtítulos: a surpresa, a precisão e o esclarecimento. A revisão e sofisticação do lide. A pauta fotográfica e a seleção das fotos. A função dos infográficos e diagramas. A edição nos meios eletrônicos.

Parte 2 (2h de duração)
Valor e função da crítica. Origem e significado do desfile e das coleções de moda. Preparação intelectual: leitura, pesquisa e consultas. Preparação do olhar: atenção, interesse e curiosidade. Atenção aos contextos (geográficos, sociais e econômicos) da moda. Atenção aos signos específicos da moda: visualidade, performance e mixagem de estilos. As diferentes formas de crítica: escrita, oral e visual. A abordagem crítica: clareza, abrangência, liberdade, imparcialidade e contundência

Pessoa física
Boleto – Valor integral. O boleto tem 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito – Parcelas com valor mínimo de R$ 200,00.

Pessoa jurídica
No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).

Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
– Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
– Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

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