Jornalismo de Moda – Da pauta ao texto jornalístico

Entenda melhor o mercado fashion editorial e compreenda o universo da moda sob a ótica do jornalismo

Informações

  • Local

    Curso online (ao vivo)

  • Data

    14 e 16 e 21 e 23 de maio de 2024 (terças e quintas)

  • Horário

    19h30 às 22h30 (Carga horária 12h)

  • Palestrante

    Andreia Meneguete

  • Investimento

    R$520,00

Inscrição

Apresentação

Curso online (ao vivo) – Aulas em uma plataforma exclusiva com interação em tempo real.

Objetivos
O curso tem como objetivo apresentar o universo do jornalismo dentro do segmento de moda e prepará-lo, por meio de de teoria e prática, para compreender a dinâmica da área e profissão. Neste curso, o aluno vai aprender introduções básicas sobre o jornalismo de moda, perfis editoriais de revistas e sites jornalísticos da área. O conteúdo do curso é voltado para identificar os diferentes tipos de leitores e como fazer conteúdo assertivos para o público-alvo, e a partir disso como se
pode criar pautas assertivas e coerentes para o leitor, levando conteúdo com excelência na qualidade editorial, além de aprender as técnicas de escrita jornalística.

Público Alvo

O curso é dirigido a todos os que desejam se tornar jornalistas de moda, em
qualquer mídia. Não é exigida formação prévia em jornalismo.

ANDREIA MENEGUETE É jornalista formada pela Metodista de São Paulo, mestranda em Ciências das Comunicação pelo PPGCOM-USP, especialista  em Cultura Material & Consumo (USP); Estética e Gestão da Moda (USP); em Branding (Business School São Paulo), com especialização em Fashion Business & Brand Management pelo Istituto Marangoni de Londres. É coautora do livro Cultura (i)Material e Rituais de Consumo (USP). Com 18 anos de experiência no segmento de comunicação, é gerente de Comunicação e Marketing na marca premium Soleah e founder da agência IAM Inteligência em Moda e professora na FAAP, IED e ESPM. Já atuou como jornalista freelancer da Vogue Brasil e marketing do estilista Ricardo Almeida, coordenadora de marketing digital na Vivara, coordenadora de planejamento de branding na INPRESS para O Boticário, consultora de comunicação estratégica na Editora Trip para Natura e editora de beleza da revista Glamour.   Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

  1. Introdução ao Jornalismo de Moda, como funciona a área.
  2. Análise das revistas de moda/femininas do mercado e como cada uma trabalha o tema para o seu público.
  3. Técnicas básicas do jornalismo: pauta, apuração, fontes e textos.
  4. Introdução às técnicas de escrita e reportagem jornalística.
  5. Como identificar o target da revista: para qual público eu estou escrevendo?
  6. Reportagem x crítica de moda: qual a diferença?
  7. . Análise de um desfile de moda: como cobrir uma semana de moda.

Pessoa física Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física). Pessoa jurídica No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços). Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Pix - À vista. Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail eventos@fcl. com.br

Baixar manual em PDF

Compartilhe