Finanças para Comunicadores

Domine noções financeiras para aplicar na comunicação

14, 16, 21 e 23 de maio de 2018 (segunda e quarta)

19h às 22h (Carga horária 12 horas)

William A. Cerantola

Apresentar, conceituar e aplicar conceitos e práticas de finanças empresariais a realidade da comunicação. Conceituar atividades de projetos e planos como substrato para o acompanhamento de desempenho financeiro. Conceituar e aplicar indicadores financeiros, orçamentários, investimentos e precificação. Preparar os participantes para utilizar conceitos e práticas de finanças a realidade das atividades, projetos e campanhas de comunicação.

Profissionais de comunicação, relações públicas e recursos humanos envolvidos em ações de comunicação interna, externa e organizacional.

William A. Cerantola
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduado em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Gestcorp ECA-USP). É mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo(FEA-USP) e formado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).
Atua como professor e pesquisador em comunicação e marketing pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CEACOM ECA-USP) e como Sócio da Corall Comm e Plexus Consultoria em projetos de comunicação e marketing.

• Conceitos de gestão para comunicação: programas, objetos e campanhas.
• Gestão de programas, projetos e campanhas: plano de negócios, estrutura e processos.
• BSC – Balanced Scorecard: Objetivos e Indicadores.
• Exercício de estruturação de projetos e campanhas.

• Fundamentos de gestão financeira.
• Planejamento na gestão financeira.
• Exercício de avaliação financeira de projeto e campanha.

• Indicadores de desempenho.
• Precificação de projetos e campanhas.
• Exercício de aplicação de gestão financeira a realidade da comunicação das organizações dos participantes.

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).