Direito Autoral e Direito de Imagem para fotógrafos

Analise da legislação e das leis que regem a autoria.

1 de julho de 2017

9h às 16h (carga horária 6 horas)

Ari Vicentini

Objetivo
Dotar o aluno de conhecimentos básicos sobre a legislação civil que rege o direitos sobre a propriedade e produção de fotografias, a fim de protegê-lo como autor. E os direitos que regulam a produção de retratos, a fim de se assegurar que entre o fotógrafo e o fotografado haja uma relação ética regulada pela lei.

O curso se destina a todos os que trabalham com fotografia desde estudantes de comunicação, repórteres fotográficos, fotógrafos de publicidade, de casamento e fotógrafos artistas.

Ari Vicentini
Professor de Fotojornalismo da Faculdade de Comunicação Cásper Libero e professor convidado do curso de Pós-graduação em Jornalismo Esportivo da Universidade Anhembi Morumbi.
É bacharel em Direito, tem pós graduação em Artes e Fotografia pelo Senac-SP e mestre em Comunicação pela Cásper Libero. Atuou como repórter fotográfico nos jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde e foi editor de fotografia do Diário Esportivo Lance.

Parte 1 – Direito Autoral

A fotografia como obra de arte
O fotografo/autor
Direitos Patrimoniais
Direitos MoraisCessão de direitos

Parte 2 – Direito de Imagem
O que é Direito Imagem?
Os direitos de quem é retratado
Direto de Imagem x Direito de Imprensa
Interesse público
Estudo de casos
Apresentação de notícias (Editorias: política e economia) / Avaliação do trabalho realizado

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota saia com os dados da empresa; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago em até 15 dias úteis.
II. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero.
III. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
IV. Em caso de cancelamento do curso por falta de quórum será devolvido 100% do valor pago pelo participante.
V. Em caso de desistência, a devolução do valor pago seguirá os seguintes procedimentos:
– Desistência antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago em até 15 (quinze) dias úteis.
– Desistência após o início do curso e com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
VI. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso.
VII. O curso poderá ser cancelado por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VIII. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.

Todos os reembolsos terão o prazo de 15 dias úteis (após o envio dos dados bancários) para serem realizados e podem ser solicitados pelo e-mail [email protected]