Direito Autoral e Direito de Imagem para fotógrafos

Analise da legislação e das leis que regem a autoria.

Carga horária 6 horas

Ari Vicentini

Objetivo
Dotar o aluno de conhecimentos básicos sobre a legislação civil que rege o direitos sobre a propriedade e produção de fotografias, a fim de protegê-lo como autor. E os direitos que regulam a produção de retratos, a fim de se assegurar que entre o fotógrafo e o fotografado haja uma relação ética regulada pela lei.

O curso se destina a todos os que trabalham com fotografia desde estudantes de comunicação, repórteres fotográficos, fotógrafos de publicidade, de casamento e fotógrafos artistas.

Ari Vicentini
Professor de Fotojornalismo da Faculdade de Comunicação Cásper Libero e professor convidado do curso de Pós-graduação em Jornalismo Esportivo da Universidade Anhembi Morumbi.
É bacharel em Direito, tem pós graduação em Artes e Fotografia pelo Senac-SP e mestre em Comunicação pela Cásper Libero. Atuou como repórter fotográfico nos jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde e foi editor de fotografia do Diário Esportivo Lance.

Parte 1 – Direito Autoral

A fotografia como obra de arte
O fotografo/autor
Direitos Patrimoniais
Direitos MoraisCessão de direitos

Parte 2 – Direito de Imagem
O que é Direito Imagem?
Os direitos de quem é retratado
Direto de Imagem x Direito de Imprensa
Interesse público
Estudo de casos
Apresentação de notícias (Editorias: política e economia) / Avaliação do trabalho realizado

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).