Crítica de Cinema e de Séries

Utilize ferramentas para análise e construção de textos

21 e 28 de outubro de 2017 (aos sábados)

8h30 às 17h30 (Carga horária 16 horas)

Cássio Starling Carlos

Estudantes de jornalismo , publicidade e audiovisual; público geral, sem formação específica, interessado em aprender elementos da linguagem audiovisual observados na análise de filmes e séries.

Oferecer informações históricas e estéticas sobre cinema e séries e ferramentas de análise. Estimular o aluno a desenvolver uma argumentação que pode servir para críticas no formato texto e para roteiros de podcasts e de vídeo-críticas.

Cássio Starling Carlos
Crítico de cinema da Folha de S. Paulo, organizador e editor das coleções Clássicos do Cinema, Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Livros no Cinema, Grandes Astros e Grandes Biografias no Cinema. Professor de oficina sobre efeitos especiais nos Pontos MIS. Autor de Em tempo real – O impacto das novas séries de TV. (Alameda, 2006)

• Elementos da construção visual e sonora. Exemplos de expressão.
• Estruturas narrativas. Análise de enredo e construção.
• Gêneros. Análise formal e temática.
• Cinema de autor. Análise estilística.
• Panorama do cinema contemporâneo.
• Séries de TV. Análise narrativa e de personagens.

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).