Criatividade e Inovação

Mudança via Design Thinking

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Data

    4, 5, 6, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 julho de 2017

  • Horário

    19h às 22h (Carga horária 36 horas)

  • Palestrante

    Mauro Bonon

  • Investimento

    R$950,00

Inscrição

Objetivos
Provocar e despertar a busca pelo constante aprimoramento do indivíduo, com base na liberação do pensamento criativo a partir de pontos de vista instigadores e diferenciados. Focar na cocriação de soluções inovadoras com o cliente, por meio do conceito do Design Thinking, e na abordagem como alavanca cultural de inovação. Preparar os participantes para trabalharem desafios/projetos reais e inovadores, utilizando de forma prática e e completa, a aplicação do Design Thinking.

Público
Gestores, líderes de equipes e de projetos e pessoas interessadas em metodologias práticas, criativas e efetivas para resolução de problemas e no processo de tomada de decisão.

Mauro Bonon

Formação Acadêmica
• Graduado em Administração e Turismo
• Especialista em Administração e Marketing
• Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV/EAESP
• Extensão Internacional pela OHIO University/USA MBA em Recursos Humanos – FIA/USP

Experiência Profissional
• Consultor, Palestrante, Coach e Professor Universitário em cursos de Graduação, Pós- Graduação, Executive MBA e Pós-MBA em Criatividade e Inovação, Design Thinking, Gestão Estratégica e Inovação em Recursos Humanos, Marketing Estratégico e inovador, Gestão Inovadora de Equipes Comerciais em instituições como: FGV-EAESP, FDC, BI International, BBS Business School, Fanor, DeVry, Rui Barbosa.
• Atuou como executivo da Área de Marketing. Vendas, Recursos Humanos, em posições estratégicas como Corporate University Manager e Diretor de Recursos Humanos, Gerente de Marketing e Vendas
• Liderou a implantação de projetos inovadores nas áreas de Recursos Humanos, Vendas e Marketing em São Paulo, Rio de Janeiro e no Nordeste do Brasil
• 30 de carreira nas empresas Coca-Cola, AmBev, Heineken, Grupo Abril. Sócio- Consultor da MWB inovação em gestão, atuando no mercado de consultoria de gestão estratégica e inovação desde 1995
Principais Eventos Internacionais
• Palestrante da AKöln Fakultät für Architektur (Alemanha) sobre Design Thinking em São Paulo 2015
• Representante da Coca-Cola/Norsa Brasil no Global Human Resources Forum da The Coca-Cola Company em Berlim em 2010
• Palestrante no Cubic Awards (Corporate University Best-in-Class) em São Paulo em 2009
• Participou do International Strategic Business Leadership Seminar na Ohio University nos Estados Unidos 2008

INTRODUÇÃO – MINDSET
AULA 1- Aula inaugural DT: Introdução à inovação, apresentação dos grupos, apresentação dos desafios para as grande empresas e escolha dos desafios para DT.
AULA 2 – Design Thinking: Descoberta/ Pesquisa: DT Histórico, Human- centered Design, Double Diamond, Pesquisa e imersão, introdução de técnicas e definição dos tipos de pesquisas mais utilizadas no DT, como coletar mais informações do usuário, Técnicas de “Creative Confidence”. (Creative Confidence); Conceito e aplicação.
AULA 3 – Criatividade, invenção, inovação e mudança; Ferramentas e métodos da administração estratégica; Brainstorming, 5W2H, Curva ABC, Diagrama de Ishikawa, SWOT, Canvas–Gerenciamento de mudanças;
AULA 4 – DT Parte 1: Insights e definição do problema. Consolidação das pesquisas, compartilhamento e geração de insights, transformação de insights em problema específico; DT Parte 2: Ideação. Técnicas de ideação, regras de divergência, como manter a originalidade, critérios de escolha. Protótipo: Quais as funções da prototipagem como ferramenta de comunicação e aprendizado.

DESENVOLVIMENTO – LEARNING BY DOING
AULA 5 – Apresentação review e tutoria: Conteúdo trazido pelos alunos, ciclo novo da reestruturação, nova pesquisa, brainstorming e evolução da proposta. Refinamento do Projeto: Apresentação de ferramentas disponíveis para prototipagem, ex: Sites, Plataforma etc…
AULA 6 – Apresentação da proposta (melhorada) e aula expositiva sobre tecnologias, tendências e futuro. As tendências tecnológicas e comportamentais. Modelo A-F, Design Thinking. Proposta de valor e Value Proposition Canvas: Apresentação do Value Proposition Canvas e exercício baseado no projeto dos grupos, criação das propostas de valor para cada público. VUCA.
AULA 7 – Proposta de valor vs concorrência: Como usar o Value Proposition Canvas para encontrar vantagem competitiva, jornada do usuário. Principais fontes de P&D e funding
AULA 8 – Experimentos reais: Grupos irão se planejar para construir experimentos de validação das hipóteses do VPC. Como construir experimentos reais para avaliar hipóteses, matriz de amarração.

FECHAMENTO – REAL
AULA 9 – Apresentação review e tutoria: Apresentação geral do grupo para receber feedbacks, conteúdo trazido pelos alunos.
AULA 10 – Pivot e preparação para feira: Discussão e trabalho em grupo para pivotamento do projeto baseado nos feedbacks até aqui. Consolidação dos speeches e planejamento da feira pelos próprios alunos. Steve Blank/ Pivotagem.
AULA 11 – Feira de Projetos : Alunos apresentam suas soluções para alunos, professores e convidados externos em uma grande feira. Presença de stakeholders envolvidos para validar e dar feedbacks.
AULA 12 – Fechamento Inovação: Os horizontes da inovação, o novo modelo de P&D e a inovação, a relação com as startups. Discussão em sala sobre os desafios da implementação da inovação nas empresas e na sociedade.

Pessoa física
Boleto – Valor integral. O boleto tem 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito – Parcelas com valor mínimo de R$ 200,00.

Pessoa jurídica 
No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota saia com os dados da empresa; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).

Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
– Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
– Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

Baixar manual em PDF

Compartilhe