Criação Audiovisual: da ideia ao formato de sucesso

Domine o processo criativo na produção audiovisual

Fundação Cásper Líbero

30 de julho a 3 de agosto de 2018

19h às 22h (Carga horária 15 horas)

Ricardo Perez

Cada vez mais, ouve-se dizer que o “conteúdo” é o futuro dos meios de comunicação. Mas o que isso quer de fato dizer? Como se tornar um criador de ideias de sucesso?
Neste curso, vamos mergulhar na história de formatos que revolucionaram a TV e as novas mídias, conhecer como eles foram criados e como trabalham as empresas que se dedicam à criar e comprar conteúdo no mundo.
Também vamos entender quais os principais passos para tirar uma ideia da cabeça, criar um projeto consistente, desenhar um formato e elaborar uma bíblia de produção.

Desenvolver a capacidade criativa do público-alvo, apresentando ferramentas para o desenvolvimento de conteúdo audiovisual, focado nos mais diferentes targets e plataformas online e off-line.
Ainda é possível mostrar como trabalham os novos criadores de formatos e os showrunners, que passaram a ser essenciais para os novos negócios da TV, cinema e mídias digitais.

Estudantes de Comunicação Social e profissionais em geral que tenham interesse em trabalhar com desenvolvimento de conteúdo audiovisual.

Ricardo Perez
Jornalista por formação, começou na TV como roteirista para depois se tornar diretor. Acumula experiência em emissoras abertas como Band, RedeTV! e SBT, onde participou em 2 diferentes períodos do Comitê Artístico. Também realizou projetos para GNT e Fox.
Esteve à frente da versão brasileira de diversos reality-shows, como “SuperNanny”, “Esquadrão da Moda” e “10 Anos + Jovem”. E foi co-criador do “S.O.S. Casamento”, formato desenvolvido para o SBT e também exibido pela Discovery Home & Health. Ajudou no desenvolvimento do “Vigiando a Vovó” e na adaptação para Brasil do formato “Escola Para Maridos”.
Atualmente é o Diretor de Criação da FremantleMedia no Brasil, responsável pela adaptação de todos os formatos internacionais da empresa e por criar projetos originais, de acordo com as necessidades do mercado nacional.

CONCEITO E MERCADO:
• Por que um formato é mais forte que uma simples ideia?
• Quais os anseios dos principais players e como oferecer um produto que qualidade nos dias de hoje?
• Como trabalham as grandes de empresas de conteúdo mundo afora?

FICÇÃO X NÃO-FICÇÃO:
• Vamos entender quais os melhores caminhos na criação audiovisual. Qual o tipo de programa tem mais resultado: os dramatúrgicos ou os de não-ficção?
• Como se diferenciar em um meio tão competitivo?

REALITY-SHOW: CONCEITOS E A REVOLUÇÃO DO GÊNERO
• Falaremos do surgimento do gênero e os primeiros programas que ganharam fama em todo mundo. Também entenderemos como foi criada a comercialização dos formatos e como isso unificou a televisão em boa parte do mundo.

GAMESHOWS E DIFERENTES FORMAS DE ENTRETENIMENTO
• Quais são os formatos e ideias que não saem da cabeça do telespectador?
• Ainda é possível criar algo inovador quando o assunto é entretenimento?
• Como as redes sociais fazem diferença na criação atual?

UM FORMATO PRA CHAMAR DE SEU
• Como transformar uma ideia de programa de TV em um formato original?
• Quais os passos para criar algo realmente novo?

BÍBLIA: TRANSFORME SUA IDEIA NUMA GRIFE
• A TV brasileira vive um momento importante de fomentação de ideias. Para se diferenciar é preciso criar um formato que seja sucesso aqui e que possa se reproduzir em outros países do mundo. Não há atração mundial que não tenha uma bíblia de produção. Como fazer uma e se diferenciar no mercado?

Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00)
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física)