Comunicação Pública: panorama dos conceitos, ferramentas e tendências

Compreenda o contexto conceitual de comunicação com o governo

Lista de espera

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Horário

    Carga horária 14 horas

  • Palestrante

    Lucas Tadeu Melo Câmara

  • Investimento

    R$580,00

Inscrição

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Apresentação

Objetivos
Estimular os alunos a compreender a dificuldade de tomar decisões complexas em grandes grupos.

Público Alvo
Interessados em comunicação e política; eleições; história; oportunidade de carreira.

Lucas Tadeu Melo Câmara

Advogado, formado em Direito pela Universidade Mackenzie; foi um chevening scholar durante mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Bristol (Inglaterra). Executivo de empresas e dirigente de associações e sindicatos, bem como membro titular de conselhos governamentais e da sociedade civil organizada. Possui 15 anos de experiência em atração e execução de investimentos estrangeiros no Brasil em fábricas e centros de distribuição de bens de consumo durante sua passagem por diversas multinacionais como P&G, Brasil Kirin e Heineken.

Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

AULA 1 - Conceitos Gerais

  • Boas vindas e apresentações
  • Introdução
  • Breve história da democracia Quem pode votar? Como escolher? Mas quem realmente pode ser eleito? (homens, riqueza, idade, famoso) E hoje?
  • Relações Governamentais ao longo da história Reinos de Israel e Judah Revolução francesa e a fragmentação política Inglaterra monarquia constitucional República Federalista e Presidencialismo Americano
  • Outros aspectos do sistema político de um Estado Papel no sistema de relações internacionais (histórico Brasil, tradição Itamaraty) Separação de poderes Federação e a agenda de descentralização: centralização – eficiência |descentralização – accountability
  • Renascer da China e a Crise do Ocidente Outras questões de Estado
  • Considerações sobre uso e monopólio da força
  • Considerações sobre economia e orçamento público Evolução dos sistemas políticos e do significado de lobby

Aula 2 - Sistema Político Contemporâneo

  • Demandas crescentes, recursos escassos. Escolhas.
  • A democracia liberal representativa Comunicação de massa Revolução tecnológica
  • A crise das narrativas oficiais e a quebra do fluxo da informação Opinião pública Brasil profundo (sobrevivência, Radio, TV) Brasil banda larga (internet) Jornalismo profissional e captura pelo governo de plantão Financiamento e escolhas editoriais Jornalismo novelesco baseado em bastidores
  • Desafios dos sistemas eleitorais Sistemas proporcionais (pluralidade) Sistemas majoritários (governabilidade)
  • Grupos de interesse x grupos de pressão Torcedores / torcida organizada Busca por captura de pedaços do orçamento
  • Estado, seu poder econômico e a luta pelo orçamento público (corporativismo, clientelismo)
  • Publicidade vs relações públicas Fim da propaganda tradicional Assessoria de imprensa

AULA 3 - Conceitos e Instrumentos de Relações Governamentais no Brasil

  • O que é Relações Governamentais
  • Produção de conteúdo persuasório Storytelling (importância da emoção) Transformar complexo em simples Stakeholders mapping Demografia (data Science) Políticos Empresários Trabalhadores Formadores de opinião Apoiadores / detratores
  • Coalition building Direta: associação, contratação Indireta: publicidade
  • Issues management (“gestão de interesses”) Plano de segmentação de conteúdo para apoiadores Plano de midia
  • Processo legislativo na Federação Brasileira União: Senado e Câmara Medidas provisórias Estados: Assembleia Legislativa Municípios: Câmaras Municipais
  • Ciclo de políticas públicas (PPA, LDO, LO)
  • Executivo (MP)

AULA 4 - O debate acerca do lobby e relações governamentais hoje

  • Transparência na defesa de interesses Como é nos Estados Unidos Como é na União Europeia Caso do Chile
  • “Revolving door” e quarentena Conflitos de interesse CVM (J&F)
  • Inovações no Brasil Lei de Acesso a Informação Lei anticorrupção (Jornadas de Junho/13 - Dilma) Profissionais de Relações Governamentais e Institucionais

AULA 5 (advocacy digital)

  • Mundo digital Viés inconsciente dos algoritmos Fragmentação e consequente radicalização Big data & microtargeting “Media literacy”
  • Cultura digital no Brasil Penetração da internet no país (early adopters) Orkut e Facebook Eleição 2018
  • Ferramentas de tecnologia da informação (inovações gerenciais)
  • Cultura de dados / códigos abertos e as notificações PUSH das casas legislativas
  • Social listening

Pessoa física Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00). Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física). Pessoa jurídica No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços). Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento. Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas. II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso. III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago. IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado. V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação. VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos: - Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago. - Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago. - Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago. - Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago. VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

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