Comunicação de Liderança

Entenda a relevância do papel do gestor no engajamento dos empregados

15 a 19 de janeiro de 2018

Bruno Carramenha e Viviane Mansi

Objetivo
A comunicação do gestor é um aspecto de grande relevância para o engajamento dos empregados, pois cria pontes entre as necessidades da empresa e o interesse da audiência interna. Os desafios, no entanto, não são pequenos: é preciso desenvolver essa competência nos gestores, integrar essa perspectiva na rotina da comunicação interna e criar mecanismos de avaliação e implementação. O objetivo deste curso é abordar esses três elementos.

Profissionais de comunicação e de recursos humanos.

Bruno Carramenha
Relações Públicas formado pela Cásper Líbero, pós-graduado em Gestão de Negócios e Marketing pela ESPM, e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.
Consultor de comunicação, diretor da 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional, desenvolveu sua carreira em comunicação corporativa em grandes empresas, como Unilever, Merck, Basf, Vivo e nas agências de comunicação Magellan-PR, em Londres, e LVBA Comunicação, em São Paulo.
É professor na graduação de Relações Públicas da FAAP e nos programas de pós-graduação em Comunicação da FAAP, das Faculdades Rio Branco e da Universidade Anhembi-Morumbi.

Viviane Mansi
Relações Públicas formada pela Cásper Líbero, pós-graduada em Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.
Depois de mais de 15 anos trabalhando em indústria farmacêutica, em 2014 Viviane integrou o time de América Latina da GE e desde 2015 está na Votorantim Cimentos. Viviane também é professora do programa de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero e professora convidada na Fundação Dom Cabral e na Fundação Getulio Vargas.
Publicou diversos livros, entre os quais estão “Comunicação, diálogo e compreensão nas organizações – as narrativas de Liderança”.
Mantém o blog: www.comunicacaocomfuncionario.com.br e publica regularmente no LinkedIn: www.linkedin.com/in/vivianemansi.

• Contexto da comunicação de liderança
• Visão geral e principais elementos da comunicação com empregados
• A comunicação de liderança e a comunicação para liderança
• O impacto da (e na) cultura organizacional
• Importância da comunicação de liderança
• Perfil do gestor e do empregado – expectativas, anseios e preocupações
• Habilidade dialógica da liderança
• Habilidade sócio-técnica da comunicação
• Interlocuções imprescindíveis com a área de recursos humanos
• Topografia do diálogo – o que é, como funciona, tipo ideal
• Diálogo como competência de liderança
• Em contexto com a comunicação com empregados
• Avaliação do processo de diálogo
• Retroalimentação do processo de comunicação com empregados
• Integração com a estratégia da comunicação da organização
• Pela cultura de diálogo

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).