Cerimonial e Protocolo – Técnicas e Práticas

Conheça as regras para a realização de eventos públicos ou privados

20 e 27 de outubro de 2018 (Sábado)

8h30 às 17h30 (Carga horária 16 horas)

Andrea Nakane

Aumentar o repertório do participante referente ao planejamento e organização de eventos públicos ou privados considerando as regras de etiqueta social e a legislação vigente.

Público
Profissionais e estudantes de comunicação e de organização de eventos, bem como interessados pelo tema.

Andrea Nakane
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, Andrea Nakane possui especializações em Marketing, Administração e Organização de Eventos, Educação do Ensino Superior, Planejamento e Gestão de EaD e mestrado em Hospitalidade. Somando 25 anos de experiência profissional acumulada em vivência na área de Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo, Hospitalidade e Indústria.
Atualmente é sócia-diretora da Mestres da Hospitalidade, doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e conta com diversas obras acadêmicas e mercadológicas publicadas.
É membro do MPI – Meeting Professional International, registrada no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas e possui experiência como docente acumulada em 23 anos de atuação no ensino superior, já integrando o corpo de professores de instituições como Centro Universitário da Cidade (RJ), da FGV(RJ), do SENAC(SP), Universidade Anhembi Morumbi, entre outras. Atualmente leciona na Universidade Metodista de São Paulo.

Perfil do Evento (Público – Privado)
• Aspectos Históricos e Conceito de eventos em relação ao mercado;
• Identificação do perfil do evento dentro dos vários segmentos;
• Soluções: Tradição & Inovação – evento x cliente
• Nota: com exercício prático sobre a matéria.

Briefing do Evento (Público e Privado)
• Conteúdo: como montar um briefing de evento;
• Como criar o roteiro do evento e do cerimonial em função das informações;
• Como identificar as reais necessidades para um evento;
• Nota: com exercício prático sobre a matéria.

Estrutura e Serviços do Cerimonial
• Histórico – Conceituação – Sinergia Cerimonial e Protocolo
• Equipe do cerimonial – formação e instrução;
• Definição de tarefas do cerimonial e do evento;
• Receptivo não é cerimonial;
• Sala VIP
• Regras do Cerimonial Público; •Decreto nº 70.274 e sua adaptação à conjuntura atual e organizacional.
• Formas de Tratamentos;
• Normas de Precedência;
• Entendendo a hierarquia militar;
• Tipos de Roteiros Oficiais (Inaugurações, Assinaturas de Decretos, Descerramento de Placas, Lançamento de Pedra Fundamental, entre outros.)
• Bilaterais, Posses de Governadores e Presidente da República).
• Diferenças Cerimonialista e MC
• Comunicação – Nominatas e Cartões de Identificação
• Símbolos Nacionais – Bandeira, Hino, Armas e Selo
• O Cerimonial e a segurança – proteção de autoridades.

Receptivo de Chefe de Estado
• Preparativos para uma Visita Oficial (Planejamento e Missão Precursora);
• Recepção no Aeroporto (Atos oficiais, fila de cumprimentos, honras militares)
• Montagem de comboio oficial (Governador e Presidente da República)
• Regras dos deslocamentos
• Nota: com exercício prático sobre a matéria

Banquetes e Jantares Oficiais
• Definição da estrutura – Layout e planejamento
• Serviços contratados (buffet e garçons, copeiros, maitrês, sommeliers, etc.)
• Plano de Mesa e Placement (composição das autoridades)
• Detalhes que fazem a diferença (Decoração Floral, Meeting Design e Menus)

Etiqueta e Comportamento etiqueta Social e Corporativa
• Comunicação Pessoal – Cumprimentos e Apresentações;
• Visual Corporativo – definição dos trajes;
• Etiqueta à mesa – Conversas, vinhos, Escolha de Cardápio, Que arca com a nota? ;
• Etiqueta Internacional/ Diferenças Culturais;
• Troca de Presentes.

Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).