Cerimonial e Protocolo – Técnicas e Práticas

Conheça as regras para a realização de eventos públicos ou privados

Informações

  • Local

    Faculdade Cásper Líbero

  • Data

    20 e 27 de outubro de 2018 (Sábado)

  • Horário

    8h30 às 17h30 (Carga horária 16 horas)

  • Palestrante

    Andrea Nakane

  • Investimento

    R$500,00

Inscrição

Apresentação

Objetivos
Aumentar o repertório do participante referente ao planejamento e organização de eventos públicos ou privados considerando as regras de etiqueta social e a legislação vigente.

Público
Profissionais e estudantes de comunicação e de organização de eventos, bem como interessados pelo tema.

Andrea Nakane
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, Andrea Nakane possui especializações em Marketing, Administração e Organização de Eventos, Educação do Ensino Superior, Planejamento e Gestão de EaD e mestrado em Hospitalidade. Somando 25 anos de experiência profissional acumulada em vivência na área de Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo, Hospitalidade e Indústria.
Atualmente é sócia-diretora da Mestres da Hospitalidade, doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e conta com diversas obras acadêmicas e mercadológicas publicadas.
É membro do MPI – Meeting Professional International, registrada no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas e possui experiência como docente acumulada em 23 anos de atuação no ensino superior, já integrando o corpo de professores de instituições como Centro Universitário da Cidade (RJ), da FGV(RJ), do SENAC(SP), Universidade Anhembi Morumbi, entre outras. Atualmente leciona na Universidade Metodista de São Paulo.

Perfil do Evento (Público – Privado)
• Aspectos Históricos e Conceito de eventos em relação ao mercado;
• Identificação do perfil do evento dentro dos vários segmentos;
• Soluções: Tradição & Inovação – evento x cliente
• Nota: com exercício prático sobre a matéria.

Briefing do Evento (Público e Privado)
• Conteúdo: como montar um briefing de evento;
• Como criar o roteiro do evento e do cerimonial em função das informações;
• Como identificar as reais necessidades para um evento;
• Nota: com exercício prático sobre a matéria.

Estrutura e Serviços do Cerimonial
• Histórico – Conceituação – Sinergia Cerimonial e Protocolo
• Equipe do cerimonial – formação e instrução;
• Definição de tarefas do cerimonial e do evento;
• Receptivo não é cerimonial;
• Sala VIP
• Regras do Cerimonial Público; •Decreto nº 70.274 e sua adaptação à conjuntura atual e organizacional.
• Formas de Tratamentos;
• Normas de Precedência;
• Entendendo a hierarquia militar;
• Tipos de Roteiros Oficiais (Inaugurações, Assinaturas de Decretos, Descerramento de Placas, Lançamento de Pedra Fundamental, entre outros.)
• Bilaterais, Posses de Governadores e Presidente da República).
• Diferenças Cerimonialista e MC
• Comunicação – Nominatas e Cartões de Identificação
• Símbolos Nacionais – Bandeira, Hino, Armas e Selo
• O Cerimonial e a segurança – proteção de autoridades.

Receptivo de Chefe de Estado
• Preparativos para uma Visita Oficial (Planejamento e Missão Precursora);
• Recepção no Aeroporto (Atos oficiais, fila de cumprimentos, honras militares)
• Montagem de comboio oficial (Governador e Presidente da República)
• Regras dos deslocamentos
• Nota: com exercício prático sobre a matéria

Banquetes e Jantares Oficiais
• Definição da estrutura – Layout e planejamento
• Serviços contratados (buffet e garçons, copeiros, maitrês, sommeliers, etc.)
• Plano de Mesa e Placement (composição das autoridades)
• Detalhes que fazem a diferença (Decoração Floral, Meeting Design e Menus)

Etiqueta e Comportamento etiqueta Social e Corporativa
• Comunicação Pessoal – Cumprimentos e Apresentações;
• Visual Corporativo – definição dos trajes;
• Etiqueta à mesa – Conversas, vinhos, Escolha de Cardápio, Que arca com a nota? ;
• Etiqueta Internacional/ Diferenças Culturais;
• Troca de Presentes.

Pessoa física
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).

Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).

Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.

Cartão de Crédito Corporativo – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas mínimas de R$ 200,00).

I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Centro de Eventos Cásper Líbero. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
– Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
– Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
– Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
– Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected] com.br

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