Cerimonial e Protocolo – Técnicas e Práticas

Conheça as regras para a realização de eventos públicos ou privados

28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 (Segunda a Sexta)

19h às 22h (Carga horária 15 horas)

Andrea Nakane

Aumentar o repertório do participante referente ao planejamento e organização de eventos públicos ou privados considerando as regras de etiqueta social e a legislação vigente.

Público
Profissionais e estudantes de comunicação e de organização de eventos, bem como interessados pelo tema.

Andrea Nakane
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, Andrea Nakane possui especializações em Marketing, Administração e Organização de Eventos, Educação do Ensino Superior, Planejamento e Gestão de EaD e mestrado em Hospitalidade. Somando 25 anos de
experiência profissional acumulada em vivência na área de Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo, Hospitalidade e Indústria.
Atualmente é sócia-diretora da Mestres da Hospitalidade, doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e conta com diversas obras acadêmicas e mercadológicas publicadas.
É membro do MPI – Meeting Professional International, registrada no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas e possui experiência como docente acumulada em 23 anos de atuação no ensino superior, já integrando o corpo de professores de instituições como Centro Universitário da Cidade (RJ), da FGV(RJ), do SENAC(SP), Universidade Anhembi Morumbi, entre outras. Atualmente leciona na Universidade Metodista de São Paulo.

Importante – Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.

Perfil do Evento (Público – Privado)
• Aspectos Históricos e Conceito de eventos em relação ao mercado;
• Identificação do perfil do evento dentro dos vários segmentos;
• Soluções: Tradição & Inovação – evento x cliente
• Nota: com exercício prático sobre a matéria.

Briefing do Evento (Público e Privado)
• Conteúdo: como montar um briefing de evento;
• Como criar o roteiro do evento e do cerimonial em função das informações;
• Como identificar as reais necessidades para um evento;
• Nota: com exercício prático sobre a matéria.

Estrutura e Serviços do Cerimonial
• Histórico – Conceituação – Sinergia Cerimonial e Protocolo
• Equipe do cerimonial – formação e instrução;
• Definição de tarefas do cerimonial e do evento;
• Receptivo não é cerimonial;
• Sala VIP
• Regras do Cerimonial Público; •Decreto nº 70.274 e sua adaptação à conjuntura atual e organizacional.
• Formas de Tratamentos;
• Normas de Precedência;
• Entendendo a hierarquia militar;
• Tipos de Roteiros Oficiais (Inaugurações, Assinaturas de Decretos, Descerramento de Placas, Lançamento de Pedra Fundamental, entre outros.)
• Bilaterais, Posses de Governadores e Presidente da República).
• Diferenças Cerimonialista e MC
• Comunicação – Nominatas e Cartões de Identificação
• Símbolos Nacionais – Bandeira, Hino, Armas e Selo
• O Cerimonial e a segurança – proteção de autoridades.

Receptivo de Chefe de Estado
• Preparativos para uma Visita Oficial (Planejamento e Missão Precursora);
• Recepção no Aeroporto (Atos oficiais, fila de cumprimentos, honras militares)
• Montagem de comboio oficial (Governador e Presidente da República)
• Regras dos deslocamentos
• Nota: com exercício prático sobre a matéria

Banquetes e Jantares Oficiais
• Definição da estrutura – Layout e planejamento
• Serviços contratados (buffet e garçons, copeiros, maitrês, sommeliers, etc.)
• Plano de Mesa e Placement (composição das autoridades)
• Detalhes que fazem a diferença (Decoração Floral, Meeting Design e Menus)

Etiqueta e Comportamento etiqueta Social e Corporativa
• Comunicação Pessoal – Cumprimentos e Apresentações;
• Visual Corporativo – definição dos trajes;
• Etiqueta à mesa – Conversas, vinhos, Escolha de Cardápio, Que arca com a nota?;
• Etiqueta Internacional/ Diferenças Culturais;
• Troca de Presentes.

Cartão de Crédito – À vista ou Parcelado (em até 3x, com parcelas de valor mínimo em R$ 200,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).