Cerimonial e Protocolo – Público e Privado

Conheça as regras para a realização de eventos públicos ou privados

16 horas (Carga horária total)

Claudia Matarazzo

Profissionais e estudantes de comunicação e de organização de eventos, bem como interessados pelo tema.

Aumentar o repertório do participante referente ao planejamento e organização de eventos públicos ou privados considerando as regras de etiqueta social e a legislação vigente.

Claudia Matarazzo
Formada em Jornalismo, trabalhou por anos na Editora Abril recebendo o Prêmio Abril de Jornalismo. De lá, migrou para a televisão onde apresentou por anos, em várias emissoras programas de Variedades, Moda e Entretenimento. Em 1992, a convite da Editora Melhoramentos, escreveu
e publicou o ‘Etiqueta sem Frescura’, que viria a ser o primeiro de 16 livros em que trata de Comportamento, Moda e Acessibilidade.De lá para cá viaja por todo o Brasil ministrando palestras e workshops sobre etiqueta, moda e organização de casamentos. Em 2007 assumiu a Chefia do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo onde esteve à frente de recepções de Chefes de Estado, jantares oficiais e outros eventos do Governo. Organizou a recepcionar o Papa Bento XVI – que viria a São Paulo em 2007. As aventuras nesse período estão relatadas no livro ‘Gafes no Palácio’ onde ela conta os micos dos bastidores do poder. Sentindo que seus leitores cobravam sempre um suporte virtual para o conteúdo de seus livros, assim que saiu do Cerimonial em 2013, começou a concretizar a ideia de um Blog onde pudesse falar de todos os assuntos que aborda em suas palestras e livros com a mesma simplicidade.

Capacitação: Cerimonial e Protocolo I Perfil do Evento (Público – Privado);
Conteúdo: identificar o perfil do evento dentro dos vários segmentos;
Conceito do evento em relação ao mercado;
Fazer a melhor escolha – evento x cliente
Nota: com exercício prático sobre a matéria.

Briefing do Evento (Público e Privado)
Conteúdo: como montar um briefing de evento;
Como criar o roteiro do evento e do cerimonial em função das informações;
Como identificar as reais necessidades para um evento;
Nota: com exercício prático sobre a matéria.

Capacitação – Cerimonial e Protocolo II Estrutura e Serviços do Cerimonial
Equipe do cerimonial – formação e instrução;
Definição de tarefas do cerimonial e do evento;
Receptivo não é cerimonial;
Tratamentos;
Regras do Cerimonial Público;
Normas de Precedência;

Entendendo a hierarquia militar;
Vossa Excelência os Tratamentos Oficiais;
Tipos de Roteiros Oficiais (Inaugurações, Assinaturas de Decretos, Descerramento de Placas, Encontros
Bilaterais, Posses de Governadores e Presidente da República).
Receptivo de Chefe de Estado
Preparativos para uma Visita Oficial (Planejamento e Missão Precursora)’;
Recepção no Aeroporto (Atos oficiais, fila de cumprimentos, honras militares)
Montagem de comboio oficial (Governador e Presidente da República)
Regras dos deslocamentos
Nota: com exercício prático sobre a matéria

Banquetes e Jantares Oficiais
Definição da estrutura – Layout e planejamento
Serviços contratados (buffet e garçons)
Plano de Mesa e Placement (composição das autoridades)
Detalhes que fazem a diferença (Arranjos e cardápios)

Etiqueta e Comportamento etiqueta Social e Corporativa
Comunicação Pessoal – Cumprimentos e Apresentações;
Visual Corporativo – definição dos trajes;
Etiqueta à mesa – Conversas, vinhos, conta;
Etiqueta Internacional;
Diferenças Culturais;
Apresentações em encontros corporativos;
Almoços de Negócios;
Troca de Presentes.

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota saia com os dados da empresa; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).