Branding – Identidade, atitude e engajamento: as bases da construção de marca

Desenvolva técnicas para planejamento e construção de marcas

Carga horária 15 horas

Rodolfo Araújo

Tornar os alunos aptos a compreenderem claramente os desafios e panoramas da comunicação contemporânea, habilitando-os a tomarem decisões efetivas diante da complexidade do cenário social e mercadológico atual.

Público
Recém-formados, analistas, coordenadores e gestores de marca, marketing e comunicação, bem como outros interessados no tema.

Rodolfo Araújo
Autor do livro “E Se Colocar Pimenta?”, que explora o caso de estratégia da marca brasileira de varejo Chilli Beans, pela editora Campus/Elsevier. Autor do blog “O que vem por aí”, no Diário do Comércio (www.dcomercio.com.br). Mestre em Comunicação e jornalista, construiu carreira em consultorias de gestão e agências, onde acumulou sólida base teórica e prática sobre gestão de marcas, marketing, comunicação e relações corporativas. Diretor de Pesquisa, Conhecimento e Métricas na Edelman Significa, responsável pelo desenvolvimento de estudos proprietários e também para clientes. Professor de pós-graduação em escolas de negócios e profundo interessado nas relações entre artes cênicas e tecnologia, além de acumular trabalhos publicados como dramaturgo e escritor. Como jornalista, tem recentes colaborações veiculadas em revistas como Época Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Vencedor do Prêmio Editora Globo de Jornalismo 2011/2012 na categoria Educação e Cultura.

Fundamentos gerais da comunicação contemporânea e Identidade
– Apresentação do curso
– Análise do contexto contemporâneo
– Reflexão sobre marcas e organizações de sucesso
– Fundamentos de Branding
– Pontos de Contato
– Jornada dos públicos
– Públicos em rede
– Propósito, Visão, Missão, Valores
– Atributos e Posicionamento

Identidade e Atitudes
– Mensagens-chave
– Verbal e Visual
– Proposição de trabalho/exercício
– Desdobramento em Comunicação interna: a criação de uma cultura
– Causas e conteúdos: patrocínios, programas e outras ações

Engajamento e Conhecimento
– Comunicação Digital
– Novos caminhos para Relações Públicas
– Publicidade, Eventos e Promoções
– Percepção de Valor, Imagem, Reputação e Confiança
– Exercício

Conclusões e apresentação de trabalhos

No caso de pagamento por empresa, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro (com os dados da empresa) para que a nota seja emitida para PJ, respeitando o fato o gerador; além de poder pagar com boleto (valor integral) ou pelo cartão de crédito corporativo (com possibilidade de parcelamento também).