Objetivo
O curso pretende ocupar um nicho praticamente inexplorado no mercado de cursos livres e educação continuada – a cobertura do mercado de ações. Os cursos livres e de extensão existentes focam na macroeconomia. O único curso com perfil semelhante – o MBA de Informações Financeiras e Derivativos, voltado exclusivamente para jornalistas – deixou de ser oferecido pela B3 por cortes de custos (o curso era totalmente patrocinado pela B3, sendo, portanto, gratuito aos alunos). Isso criou uma grande lacuna. Além disso, por uma questão de tempo, os currículos de jornalismo econômico, nas graduações de Jornalismo, não conseguem abordar esse assunto.
No entanto, a cobertura do mercado acionário e de empresas listadas na Bolsa é uma demanda bem estabelecida no mercado jornalístico, seja por veículos especializados no segmento, seja por veículos generalistas que possuem bom espaço, como cadernos e editorias, para esses temas.
Ao mesmo tempo, a maioria dos assessores de imprensa atua com clientes corporativos, sendo importante, por isso, que domine as noções básicas do mercado de capitais. Profissionais de marketing e relações públicas também demandam, frequentemente, esses conhecimentos como subsídio para planejar seu trabalho.
Por fim, as redações e agências de comunicação contam com profissionais cada vez mais jovens que, quase sempre, precisam aprender o ofício “na prática”, sem oportunidade de sistematizar o conhecimento de empresas de capital aberto e ações.