Objetivos Levar ao aluno e aos profissionais do audiovisual a vivência de um departamento de criação e roteiro de um canal de TV, passando técnicas e compartilhando materiais e experiências usados nas emissoras, além de analisar os formatos audiovisuais de grande sucesso no Brasil e no mundo com o foco no roteiro e no planejamento da construção criativa.
Público Alvo Formandos em comunicação social, rádio e TV, cinema, roteiristas e pessoas interessadas em ingressar na área.
Observação: esse curso é importante não só para os roteiristas, afinal, para saber produzir é preciso decupar roteiros e para saber dirigir é preciso entender as técnicas de roteiro, ou seja, serve como conhecimento complementar para outras aspirações no audiovisual.
Fagner Tavares
Com 15 anos de carreira, Fagner Tavares criou o seu primeiro formato para a TV em 2002 e de lá pra cá nunca mais parou... Estima-se que já tenha escrito mais de 20 mil folhas de roteiro ao longo de sua trajetória na televisão. Formado em Rádio e TV é um dos maiores criadores de formatos de TV não-ficcional do Brasil com mais de 150 formatos. Em 2010, funda a própria produtora de conteúdo: FEAP CONTENT. Em 2012, se torna um dos principais roteiristas da RedeTV!, roteirizando mais de 350 programas de Luciana Gimenez, além de participar do XFC, Direito de Viver e Encrenca! Em 2016, Fagner se transfere para o SBT como roteirista do programa Eliana, roteirizando pautas e quadros de reality-show, game-show e outros gêneros. Em 2017, se torna chefe de redação e responsável pelo conteúdo do reality de turismo Tô de Férias, se tornando uma das maiores audiências da manhã do SBT aos domingos e do canal norte-americano SONY às sextas. É membro da Associação Brasileira dos Autores-roteiristas – ABRA. Em 2018 Fagner
passa a ministrar cursos de roteiro compartilhando seus conhecimentos com os alunos.
Importante - Caso haja imprevistos na agenda do professor e a turma esteja confirmada (atinja o número mínimo de matriculados), a Instituição garante a prestação do serviço na agenda proposta com substituição docente trazendo profissional de mesma qualificação.
Aula 1: O QUE SABER ANTES DE ROTEIRIZAR
O MERCADO DE ROTEIRISTA DE NÃO FICÇÃO NA TV:
qual a função de um autor-roteirista
quais as tarefas de um autor-roteirista
quantos % dos programas na TV são de variedades (não ficção)?
a diferença de um roteirista de variedades (não ficção / factual), de dramaturgia (ficção) e jornalismo/esporte (factual)
qual o salário de um roteirista?
tem vagas no mercado?
ser CLT ou PJ. Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
como se oferecer a uma vaga no mercado?
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ESCREVER UM ROTEIRO DE VARIDADES NÃO FICÇÃO:
o que é categoria, gênero e formato televisivos?
público-alvo e público residual
tempo de arte e programação
o que a grade de programação muda no meu roteiro?
brainstorming: planejamento da ideia para roteirização
o que é plot?
OS NÚMEROS DO IBOPE PODEM MUDAM O SEU ROTEIRO:
o que é o IBOPE?
como se mede a audiência?
o que é peoplemeter?
o que é estudo de qualificação da audiência?
o que é rating e share?
MODELOS DE ROTEIRO:
roteiro corrido
roteiro em 2 colunas
roteiro em 3 colunas
roteiro em 5 colunas
Aula 2: ROTEIRIZANDO PROGRAMAS DE AUDITÓRIO
PROGRAMAS DE AUDITÓRIO:
os modelos de programas de auditório / variedades
a estrutura de um roteiro de programa de auditório
sensacionalismo, prestação de serviços ou assistencialismo?
jornalismo: a arma nos shows dos programas de auditório
ROTEIRIZANDO HISTÓRIAS REAIS PARA OS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO:
temos uma pauta! E agora?
fazendo o espelho da externa
roteirizando histórias reais
definindo o começo, o meio e o fim do roteiro
quando começar pelo fim?
deixando o roteiro mais artístico e menos jornalístico
TÉCNICAS PARA ENRIQUECER O SEU ROTEIRO:
escalada, dramatizações, cliffhanger, cold open, coming up ou DAP, DEPs, offs, quiz, videografismo, imagens de internet, pegadinhas, matérias jornalísticas, quadros, gincanas.
O ROTEIRO NA GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO DOS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO:
preparando o espelho
roteirizando as ações do palco
teleprompter
dálias
fichas para o apresentador
Cuidados ao roteirizar vida e obra de artistas
ENRIQUECENDO O SEU ROTEIRO NO ESTÚDIO:
escalada, tarjas, crawl, coming up ou DAP, interatividade com redes sociais e quadros.
Aula 3: GAME-SHOW E TALK SHOW
GAME-SHOW
A origem dos game-shows
Diferença entre os game-shows norte-americanos e os brasileiros
O sucesso dos game-shows
Consumindo game-show em outros gêneros da TV
As subcategorias de game-show
a estrutura de um roteiro de game-show:
A equação: tempo vs desafio
A interatividade com o público de casa
Quando fazer sorteio e quando fazer seleção dos participantes?
Cuidado ao definir prêmios:
Os Game-shows dentro das pautas nos programas de auditório:
TALK SHOW
a diferença entre talk-show e programa de entrevista
nossas principais inspirações
os modelos de talk-shows
estrutura de um roteiro de talk-show
como roteirizar um talk-show
Aula 4: REALITY-SHOW / DOCU-REALITY E BRANDED CONTENT
REALITY-SHOW / DOCU-REALITY
O gênero Reality-show
Origem da televisão de realidade
As subcategorias dos reality-shows
Por que os reality-shows dão certo?
O Voyeurismo nos reality-shows
Como roteirizar um reality-show
A diferença entre reality-show e docu-reality
Como trabalhar com os plots
Roteiros na Pós-Produção
Realities de confinamento
De onde vem a ideia do Big Brother?
Os realities polêmicos
As votações nos realities
MODELOS DE DOCUMENTÁRIO:
modo poético
modo expositivo
modo participativo
Modo observativo
modo reflexivo
modo performático
COMO ROTEIRIZAR BRANDED CONTENT
Branded Content e o posicionamento da imagem da marca
Os objetivos do Branded Content
Dicas para um Branded Content efetivo
O marketing de conteúdo e o foco na experiência do cliente
Branded Content X Marketing de Conteúdo
Pessoa física
Boleto - Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Pix - À vista.
Cartão de Crédito - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas de valor mínimo em R$ 100,00).
Alunos, ex-alunos e funcionários da Fundação Cásper Líbero têm 10% desconto, (apenas inscrições via Pessoa Física).Pessoa jurídica
No caso de pagamento via Pessoa Jurídica, o próprio responsável financeiro deve conduzir o cadastro, inserindo os dados da empresa, para que a nota fiscal seja emitida via PJ, dentro do prazo legal, ou seja, respeitando o fato o gerador, (efetiva prestação de serviços).
Boleto – Parcela única e 5 dias úteis para vencimento.
Pix - À vista.
Cartão de Crédito Corporativo - À vista ou Parcelado (em até 4x, com parcelas mínimas de R$ 100,00).
I. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
II. A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação do pagamento até o início do curso. Para matrícula via boleto bancário o pagamento do boleto deverá ser realizado em até 2 dias úteis antes do início do curso.
III. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pelo Departamento de Ensino à Distância. IV. Caso o participante efetue o pagamento após o preenchimento das vagas, terá o reembolso de 100% do valor pago.
IV. O horário do curso deverá ser seguido rigorosamente. O aluno só poderá faltar em 25% das aulas, ou não receberá o certificado.
V. O curso poderá ser cancelado pela Instituição por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
VI. A Faculdade Cásper Líbero não se responsabiliza por custos extras do aluno, como por exemplo hospedagem, passagem, combustível, estacionamento e alimentação.
VII. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
- Desistência do aluno, no prazo de 7 dias contados da data de contratação e que não tenha utilizado o serviço: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
- Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
- Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
- Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.
VIII. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de 15 dias úteis (crédito em conta bancária do contratante, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 15 dias úteis para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail [email protected]
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